PLANEJAMENTO

Pesquisa de Autoavaliação Institucional encerra neste domingo, 27

Comunidade universitária pode contribuir para a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional

Até o dia 27 de novembro, estudantes de todos os cursos da graduação e pós-graduação, presenciais e EaD, técnico-administrativos em educação, professores e tutores poderão contribuir com a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), para o período de 2024/2028. A pesquisa de Autoavaliação Institucional deve ser acessada aqui

O objetivo é embasar as ações da universidade para os próximos cinco anos. Tão logo os resultados sejam processados, eles serão disponibilizados para todas as unidades da FURG e estarão acessíveis na página eletrônica da Avaliação Institucional.

O diretor de Avaliação Institucional, Luiz Eduardo Nery, elencou algumas fragilidades apontadas nas pesquisas de Autoavaliação de 2014 e 2018 pelos estudantes, e as ações realizadas pela universidade, desde então, para tentar saná-las ou amenizá-las.

Em relação a ações de Gestão Ambiental, baseada em resultado oriundo da pesquisa de 2018, a universidade aderiu à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) e em função da série de ações promovidas pela FURG, foram concedidos os selos anuais. Outras ações desencadeadas pela pesquisa de Autoavaliação foram a implementação da SeMeiA Sustentabilidade e do Junho Sustentável, a manutenção das licenças ambientais da instituição e curso de formação continuada para os AGAs sobre Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Na área de atendimento à saúde física e mental, resultados da pesquisa de 2018 apontavam dificuldades no agendamento, demora no atendimento e alta demanda por atendimento psiquiátrico. Hoje, o atendimento é realizado através de uma plataforma online acessada pelo estudante através do site da Prae. Os estudantes são, atualmente, acolhidos em um prazo máximo de uma semana. Sobre o atendimento psiquiátrico, a FURG dispõe o serviço aos estudantes moradores das Casas dos Estudantes Universitários (CEUs), em parceria com a Famed, Progep e Cenpre.

Outro tópico bastante acessado nas pesquisas é referente ao serviço de Internet. Após a pesquisa de 2014, foram padronizados os equipamentos institucionais; foi feito um projeto de cobertura de wi-fi no Campus Rio Grande, com aquisição de equipamentos para cobrir parte do projeto, por limitação orçamentária. A cobertura teve uma melhora significativa, utilizando plantas prediais para analisar o sinal dos equipamentos institucionais. A topologia de rede da instituição foi melhorada para remover gargalos de velocidade. A velocidade de internet do Campus Rio Grande passou para 1GB. "Este ano, a solução passada adotada se tornou inviável financeiramente e ficou desatualizada. Assim, fizemos um projeto de troca de solução, que começará em 2023. Isto permitirá que unidades possam ampliar sua cobertura de wifi conforme orçamento próprio e necessidade", afirma o diretor. Ainda em 2023, há um projeto de permitir que os campi de fora da sede tenham uma solução própria de wi-fi, para que, em caso de queda do link central, não sejam prejudicados.

Questões para cada segmento
Para se conhecer melhor e para se planejar adequadamente para o futuro, a universidade deve começar a partir do seu processo de Avaliação Institucional, que é o diagnóstico, o retrato da instituição naquele momento. É com esta visão que a FURG realiza seu processo de autoavaliação e disponibiliza nesse site todas as informações e conclusões geradas nos processos avaliativos primando pelo princípio da transparência de suas atividades.

A comunidade universitária responde em média a 80 questões específicas para cada segmento, que deve ser respondido do início ao fim, através do site Consultas FURG. A pesquisa é feita pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a Diretoria de Avaliação Institucional (DAI), através da Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Proplad).