INTERAÇÃO

Período da Avaliação Docente pelo Discente é prorrogado até este domingo, 21; participe

Processo de pesquisa junto à comunidade universitária está em andamento desde 11 de julho

Com o objetivo de avaliar institucionalmente a equipe docente da universidade por meio das impressões e experiências dos próprios estudantes, a Avaliação Docente pelo Discente (ADD) é realizada pela FURG desde o ano 2000. O projeto visa contribuir para o aprimoramento do ensino por meio da análise crítica por parte da comunidade acadêmica, instrumentalizando às Coordenações de Cursos, às Direções das Unidades Acadêmicas e às Pró-reitorias de Graduação e Pós-graduação. A pesquisa – em andamento desde 11 de julho -, encerrou neste domingo, 14, mas recebeu uma prorrogação até o próximo domingo, 21.

Durante o processo, estão sendo avaliadas todas as disciplinas semestrais dos cursos de graduação e pós-graduação - presenciais e EaD -, do 1º semestre letivo de 2022. Estudantes poderão participar diretamente no portal www.furg.br na aba “Avaliação do Docente”. A divulgação dos resultados acontece ao final do ano letivo.

Para esclarecer algumas dúvidas da comunidade de forma mais objetiva, foi elaborado um FAQ, disponibilizado a seguir:

O que é ADD?

É a Avaliação Docente pelo Discente, um processo avaliativo coordenado pela Comissão Própria de Avaliação - CPA, é o momento no qual o estudante da FURG avalia o desempenho docente em diversos aspectos referentes às aulas ministradas no período letivo.

Como o estudante participa da ADD?

É só estar matriculado em um dos cursos de graduação ou pós-graduação da FURG, presencial ou EaD. Quando estiver aberto o período para participar é só acessar o sistemas.furg, entrar na aba “Avaliação do Docente/Turmas” e depois clicar em “Avaliar”.

Quais docentes podem ser avaliados por mim?

Todos os docentes que ministraram aulas nas disciplinas que você cursou no período letivo avaliado.

Há revisão do questionário antes da aplicação da pesquisa?

Sim. A CPA realiza suas atividades por meio de grupos de trabalho, neste caso, o GT ADD se reúne periodicamente e sempre aprimora os instrumentos conforme a realidade atual às aplicações da ADD.

Quando o docente visualiza as avaliações feitas para ele?

Os resultados da ADD são disponibilizados após o término do período letivo.

Como tenho acesso aos resultados?

Os resultados são disponibilizados no sistemas.furg, no Menu Avaliação do Docente/Turmas - Resultados. O estudante tem acesso à informação de como ficaram as médias gerais das questões na FURG, no curso, e na Unidade Acadêmica do seu curso.

O que o meu curso faz com as respostas da ADD?

A Unidade Acadêmica e a Coordenação de Curso, de posse dos resultados, analisam esses resultados e elaboram um relatório contendo também ações previstas para melhoria das atividades de ensino dos seus docentes. A CPA sugere a realização de seminários ou conversas com a comunidade acadêmica acerca dos resultados e ações planejadas.

Os comentários colocados nas avaliações são lidos?

Sim, todos os comentários colocados pelos estudantes são lidos pelos gestores e docentes. Eles ficam disponíveis à Direção da Unidade Acadêmica do curso, à Coordenação do Curso e cada docente tem acesso aos comentários colocados na sua avaliação.

E se aparece para avaliação um docente que não ministrou aulas?

Neste caso, o estudante não deve fazer a avaliação desse docente. Não coloque nota, nem mesmo a nota 0, o recomendado é na parte destinada aos comentários, colocar a informação que o docente não ministrou aula naquele período.

E se não aparece para avaliação um docente que ministrou aulas?

A CPA sempre solicita às Unidades Acadêmicas que atualizem a base de dados, com os docentes e as disciplinas ministradas no período que será avaliado, para não ocorrerem divergências, neste caso, ocorre que a base de dados não foi atualizada, não sendo possível a realização da avaliação para o docente em questão.

Preciso avaliar todos os docentes?

Não é obrigatório, porém a CPA reforça a importância de fazer a avaliação de todos os docentes pois ajuda a qualificar o processo de ensino da Universidade.

Preciso avaliar todos os docentes numa única vez ou posso fazer em vários momentos diferentes?

O estudante não precisa necessariamente avaliar todos os docentes em uma única vez ao entrar no sistema. Enquanto estiver aberto o prazo para avaliação, o estudante pode entrar quantas vezes forem necessárias para fazer a avaliação dos seus docentes.

Posso fazer críticas e elogios na ADD?

A ADD é um espaço para que o estudante possa se manifestar livre e conscientemente sobre a atuação de todos os docentes que ministraram aulas no período. São bem-vindas manifestações com elogios que destaquem boas práticas realizadas bem como aspectos que precisam ser melhorados.

Ainda tenho dúvida sobre a ADD como faço para saná-las?

Para qualquer dúvida que você ainda tenha sobre o processo da avaliação docente, desde como acessar o sistema até como funciona o processo, por favor, entre em contato com a Diretoria de Avaliação Institucional (DAI) através do e-mail dai@furg.br ou pelo telefone 53 32336918 ou 32336945.

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

Tag(s): add