PATRIMÔNIO BRASILEIRO

Parlamentares, reitores e entidades se unem em defesa da universidade pública

Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais foi relançada ontem em Brasília

Photograph: Divulgação

Setenta e cinco parlamentares, entre deputados e senadores, relançaram nesta quarta, 24, em Brasília, a Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais. Presidida pela deputada federal Margarida Salomão, que é também ex-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora, a iniciativa conta com apoio suprapartidário.

Além dos parlamentares, participaram do ato de lançamento representantes de entidades como a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior  (Andifes), o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), a Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes), a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), a Associação Nacional dos Estudantes (UNE) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). 

Temas como a importância da universidade como patrimônio do povo brasileiro, sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país, e para a formação de profissionais e de atendimento à população foram ressaltados. A liberdade de cátedra e do respeito à democracia nas instituições também.

A reitora da FURG, professora Cleuza Sobral Dias, que participou do relançamento, observa também os aspectos ligados ao orçamento para manutenção das atividades universidades. “Esse ato foi relevante e apropriado para o momento que estamos vivenciando. Além de um tema básico que é a autonomia das universidades, a questão orçamentária foi fundamental nas discussões. O orçamento que temos para 2019 já é bastante reduzido, e ainda há a previsão de corte de 25% para este ano”. Os cortes de orçamento impactam não apenas as instituições, mas toda a comunidade. “Neste momento, a FURG e demais universidades estão precisando reduzir despesas de custeio, o que implica na redução de serviços de apoio que são essenciais”.

Defender a universidade é defender o desenvolvimento

O ato de lançamento, que foi realizado no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, contou com a apresentação de um vídeo com uma síntese das atividades desenvolvidas nos mais de 330 campi universitários e 16 colégios de aplicação da rede federal. A deputada Margarida Salomão destacou a importância da produção como documento para desmentir falsas informações, e ajudar no entendimento da grandiosidade que é a universidade pública. Assista aqui ao vídeo.

 

 

Gallery

Em um auditório, com muitas pessoas, a foto foi feita atrás da mesa. Está em pé, com um microfone na mão, atrás da mesa, Reinaldo Centoducatte, presidente da Andifes. Ele aparece de perfil, olhando em direção às pessoas que assistem à sua fala.

Frente foi lançada na quarta, 24, em Brasília

Divulgação