MEMÓRIA

Nume comemora 24º aniversário com o lançamento de site próprio

Ambiente virtual reúne o acervo do museu e possibilita visitação digital em realidade aumentada

Photograph: Júlia Sassi/Secom

Nesta última segunda-feira, 18, o Núcleo de Memória Eng. Francisco Martins Bastos - Nume, realizou uma cerimônia para celebrar o seu 24º aniversário. Na ocasião, diversas autoridades da FURG estiveram reunidas para celebrar a história deste espaço, que, entre suas principais atividades tem como missão a própria preservação da história da instituição. Ainda durante as festividades, foi lançado o site oficial do Nume, ambiente virtual que reúne o acervo do núcleo e possibilita – entre outras atividades -, sua visitação digital em realidade aumentada.

De acordo com o reitor, Danilo Giroldo, a instituição festeja com muita alegria a oportunidade de celebrar mais um ano de atividades do Nume, especialmente nesta ocasião, em que também celebra novas conquistas. “Pessoalmente, fico muito feliz em ver que o conceito pensado e discutido ainda durante a gestão da professora Cleuza, hoje, dá frutos tão bonitos. Não adianta nada termos um conceito bem desenvolvido e uma ideia bem estruturada, sem a adesão da comunidade. Na FURG, é possível notar o quanto a memória é importante, pois este tema promove um alto engajamento de nossa comunidade universitária, e uma consequente grande participação junto as propostas e atividades do Nume”, declarou o gestor.

Ainda segundo Giroldo, para a FURG, a memória é um ativo fundamental, tanto quanto a sua capacidade instalada, seus servidores e seus alunos; a memória se converteu em cultura institucional da universidade.

O presidente do Nume, Péricles Gonçalves, por sua vez, aproveita a oportunidade para relembrar um pouco da história recente do núcleo e o que aconteceu ao longo do caminho para que o fortalecimento – e a preservação - da memória da instituição fosse possível. “Somos poucos para trabalhar bastante, e por isso gostaria de dizer: não foi fácil chegar onde chegamos. O início foi muito conturbado, como todos os inícios. A própria universidade, quando nos seus primeiros passos ainda na década de 60, passou por muitas contestações; e, quando foi a vez do Nume, também existiram alguns desafios”, iniciou o professor.

O início do Nume

O núcleo inicia sua história constituindo-se a partir de uma exposição temporária, sem outras pretensões. Na ocasião, o evento integrava a programação dos 25 anos da FURG. Para o presidente, saltar do status temporário para algo definitivo, foi muito complicado, especialmente por causa do acervo. “A exposição foi construída a partir de itens emprestados por servidores, professores e familiares. Essas pessoas não tinham doado seus objetos pessoais, e este foi o primeiro impasse que encontramos, uma vez que foi preciso realizar um trabalho com cada um destes colaboradores para compor o acervo fixo do museu”, explicou Péricles.

Nos anos que se seguiram, segundo o presidente, o Nume contou com apoios e silêncios, palavra com que caracteriza momentos em que o núcleo teve pouca – ou nenhuma -, atenção da administração universitária. “Relembro isso porque, neste estágio que estamos hoje, devemos muito reconhecimento e agradecimentos à atual gestão da FURG, na figura do professor Danilo Giroldo. A parceria, o entusiasmo e o apoio cedidos ao nume desde a sua posse, possibilitam a ambiência que estamos vendo aqui; não apenas a estrutura física, mas também o sentimento de pertencimento e fraternidade”, adicionou o professor

Atividades de comemoração

Ainda durante a abertura da celebração, foi realizado uma Sarau artístico, com a interpretação de clássicos do samba; além do pré-lançamento do livro “FURG Retratada por Imagens: construção dos campi Cidade, Carreiros e Saúde”, das autoras Elisangela Gorete e Roberta Pinto Medeiros.

Segundo a dupla, a obra compila fotografias que compõem o acervo do Nume, e, portanto, o espaço se constitui não apenas como um museu de preservação histórica, mas também, uma importante fonte de subsídios para projetos de ensino, pesquisa, extensão e cultura. No livro, as autoras abordam questões históricas sobre a construção dos campi, contemplando um período que envolve três gestões administrativas da universidade.

Outra novidade foi o lançamento oficial do site próprio do Nume, desenvolvido pela Secretaria de Comunicação da FURG (Secom). Durante o evento, o coordenador da Secom, Guilherme da Luz, explicou um pouco da tecnologia envolvida no ambiente virtual e como ela pode ser útil não apenas para o núcleo, mas também para toda comunidade universitária.  

“Todo trabalho de construção desse site aconteceu muito em parceria; fomos descobrindo as ferramentas ao longo do caminho, experimentando e aprendendo. Essa oportunidade de executar a tarefa de forma mais experimental, nos permitiu também descobrir novas possiblidades que, futuramente, podem ser implementadas em outros projetos, como o ambiente virtual 360º. Essa é uma ação inovadora na universidade, este sendo o primeiro site com ela implementada”, explicou Guilherme.

Por meio desta tecnologia é possível não apenas acessar o acervo em fotos, mas também, realizar uma visitação virtual com o uso de óculos de realidade aumentada, o que além de promover avanço tecnológico para a universidade, aproxima ainda mais a comunidade externa da instituição, além dos próprios estudantes e servidores que, em função de suas cargas horárias, não podem comparecer fisicamente ao Nume durante os horários de atendimento.

De acordo com a técnica em assuntos educacionais do Nume, Roberta Mesko, a ideia da criação do site também - institucionalmente -, dá seguimento ao trabalho recente de atualização regimental do núcleo. “A gente precisa dar cada vez mais publicidade e visibilidade para o acervo do nume. Não podemos deixar essa história, que é linda, presa aos limites físicos do campus Carreiros. Hoje estamos dando este pontapé inicial importante, começando a mostrar a memória da FURG para o público”, comentou.

 

Gallery

Núcleo celebrou com pré-lançamento de livro, sarau artístico, lançamento de novo site e assinatura de regimento interno

Júlia Sassi/Secom