GESTÃO

Novos diretor e vice-diretor do iTec/FURG foram nomeados na última semana, confira

Professores Paulo Drews e Eduardo Borges foram indicados pelo Comitê Estratégico, presidido pela reitora

Photograph: Fernando Halal/Secom

Na tarde desta última quinta-feira, 16, o Comitê Estratégico da unidade Emprapii (UE) da Universidade, o iTec/FURG, esteve reunido para indicar e nomear o novo diretor e vice-diretor da equipe, os quais cumprirão um mandato de quatro anos. Na oportunidade, assumem as funções, respectivamente, os professores do Centro de Ciências Computacionais (C3): Paulo Drews e Eduardo Borges. Além disso, também foi aprovado o Plano de Ação Anual da unidade.

Presidido pela reitora, Suzane Gonçalves, o comitê se constitui como um órgão deliberativo superior da unidade, ao qual compete traçar as suas políticas de atuação. Além da gestora, também compõem o grupo: a pró-reitora de Inovação e Tecnologia da Informação, Silvia Botelho; o diretor executivo do Oceantec, Samuel Bonato; o diretor do C3, Eder Mateus Gonçalves; e o atual diretor do iTec.

Para Suzane, o trabalho realizado pela unidade é de extrema relevância, uma vez que evidencia o compromisso da Universidade com a produção de conhecimento que atende demandas e problemas apresentados pelo setor produtivo. “Vamos juntos com a nova direção potencializar o trabalho que vem sendo construído, além de fomentar a participação dos estudantes de graduação e pós-graduação nos projetos que vem sendo desenvolvidos, e, com isso, não apenas atuar com a inovação, mas também naquilo que é o compromisso de uma universidade pública: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e inovação”, detalhou a reitora.

O iTec/FURG é uma das sete unidades Embrapii do Estado do Rio Grande do Sul, e um dos renomados centros de excelência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do país. Durante os seus quatro anos de atividades, foi responsável pela movimentação de R$ 35 milhões em recursos investidos, além da contratação de mais de 25 projetos.

Nova gestão

Convidada para assumir a pró-reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação, a primeira diretora do iTec/FURG deixou vaga a cadeira de direção da unidade ao assumir o novo desafio com a nomeação oficial ocorrida na última quarta-feira, 15. Com um trabalho reconhecido e consolidado, a professora destaca a competência dos colegas em assumir a liderança da unidade. “Com certeza a nova gestão avançará o trabalho de criação e estruturação da primeira gestão, consolidando a unidade como um Centro Internacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação”, completou.

Tanto o novo diretor quanto o vice-diretor são figuras presentes durante toda a história da unidade, envolvidos em diversos processos de estruturação e desenvolvimento do que se tornou o iTec. Paulo Drews foi coordenador de planejamento de 2020 a 2024, e na sua leitura do que representa o Centro de Inovação, entende como um dos principais desafios da nova gestão processos inerentes ao ambiente universitário e o fomento à participação da comunidade acadêmica.

“Nos últimos anos fomos aprimorando e consolidando um trabalho que por si só era inovador dentro da FURG. Agradeço muito ao time que trouxe o iTec até aqui. Queremos aprimorar esse desenvolvimento que, dentro dos pilares do fazer acadêmico, compreende atividades da extensão inovadora, por meio da relação da academia com a produção de conhecimento que supre o setor produtivo e a indústria”, comentou Drews.

Ainda segundo o professor, uma das ações prioritárias da gestão atenderá o fortalecimento da relação direta entre a unidade e o ensino na Universidade, tanto na absorção de estudantes de graduação – que hoje representa mais de 100 acadêmicos envolvidos direta e indiretamente com os projetos do iTec - quanto da pós-graduação. “Isso é uma medida que aumenta consideravelmente o grau de inovação dos projetos atendidos, uma vez que o perfil destes alunos, em especial os de pós-graduação, fomenta a pesquisa de ponta que será aplicada e desenvolvida”, completa o novo diretor.

Planos para o futuro e a força do iTec

Eduardo Borges era coordenador da Carteira de Projetos, e, ao assumir como vice-diretor, destaca como um dos desejos da nova dupla de gestão a implantação de uma série de métricas de qualidade, calculadas constantemente para todos os processos e subprocessos que existem dentro da execução e da gestão de projetos, por meio das coordenações da unidade. “Esses mecanismos vão potencializar a nossa prospecção, além de fortalecer nossos vetores de negociação e a nossa divulgação”, explica Eduardo.

Em longo prazo, Borges aponta como meta da equipe efetivamente transformar a indústria de software no Brasil. Para isso, segundo ele, é necessário que o iTec impulsione o setor produtivo nacional com a potência da expertise institucional da computação. “Os processos de automação industrial, hoje, são totalmente dependentes de computação, por exemplo. A nossa ideia é ajudar a indústria brasileira a inovar e avançar tecnologicamente e cientificamente, uma vez que os nossos projetos também produzem ciência. E como nós somos uma universidade, a gente faz isso com metade de toda nossa equipe sendo composta por estudantes. Nós formamos, em todos os níveis, profissionais para a sociedade ao mesmo tempo em que produzimos conhecimento de ponta e desenvolvimento tecnológico e social”, pontuou o novo vice-diretor.

 

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Professores Paulo Drews e Eduardo Borges foram indicados pelo Comitê Estratégico, presidido pela reitora

Fernando Halal/Secom