MOBILIDADE VIRTUAL

Nova edição do Promover Andifes permite mobilidade acadêmica entre 12 universidades

FURG participa pela segunda vez do programa, que está com inscrições abertas de 6 a 12 de maio

Depois do sucesso da edição piloto do Programa de Mobilidade Virtual em Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Promover Ifes), que ofertou 340 disciplinas e 2.130 vagas entre as quatro universidades brasileiras, a iniciativa agora está em fase de expansão e consolidação. Nesta quinta-feira, 6, foi lançado um novo edital, desta vez com 12 universidades participantes. Isso quer dizer que estudantes dessas instituições, entre as quais a FURG, poderão se matricular e cursar disciplinas nas demais 11 universidades, de todas as regiões do país.

A FURG foi uma das quatro universidades que integraram o projeto piloto e, no semestre que está em andamento, recebeu 44 estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), as outras participantes do programa. A FURG também teve 84 alunos matriculados em disciplinas dessas três instituições.

Segundo o presidente da Andifes, Edward Madureira, o programa é um novo marco no ensino superior; para o reitor da FURG, Danilo Giroldo, o Promover Andifes ressalta relevância em incentivar o intercâmbio cultural entre estudantes de diferentes regiões do país, o que amplia consideravelmente as possibilidades de interação acadêmica não só entre os graduandos, mas também entre as universidades.

Qual o diferencial do Promover – Andifes?

De acordo com Madureira, em entrevista para o site da Andifes, a diferença do Promover para outros programas de mobilidade é o caráter remoto, adaptando-se para o contexto pandêmico. Outro fator elencado pelo gestor é de ordem financeira, já que com o uso de plataformas virtuais para as aulas, são reduzidos  os gastos em relação a um programa de mobilidade presencial.

Como funciona o programa?

Desenvolvido com base em um programa de mobilidade física da Andifes, o Promover é resultado de uma série de experiências com atividades remotas inclusive a partir das próprias reuniões da diretoria da associação. Sete universidades foram convidadas para pensar o projeto, no entanto, apenas quatro compuseram a equipe inicial: UFG, UFMA, UFSB e FURG.

O público são estudantes de graduação das universidades federais brasileiras, devidamente matriculados em qualquer curso e em qualquer etapa acadêmica. Com a iniciativa, é possível a mobilidade virtual entre instituições da rede para cursar disciplinas e/ou componentes curriculares nos cursos de graduação das universidades participantes.

“O programa é ambicioso e a ideia é que ele se expanda para a pós-graduação, uma vez que já existem algumas experiências positivas e que serão incorporadas. O Promover Andifes dialoga com a internacionalização, com a extensão, com a pesquisa e, certamente, levará a uma integração em outras áreas”, explica o presidente da associação.

A FURG no programa

Segundo Giroldo, a comunidade da FURG tem aderido muito bem ao programa, e, ao mesmo tempo, orgulha-se por estar entre as universidades pioneiras da iniciativa. “Em termos de importância, observamos o impacto do projeto na contribuição com a formação acadêmica, pois ele possibilita um diálogo intercultural para estudantes dentro de um país de dimensões continentais; essa possibilidade que a mobilidade virtual traz é muito engrandecedora”, explicou o reitor.

“O programa vem se consolidando, vem crescendo, e essa é também uma conquista dos nossos esforços dentro dos grupos de trabalho (GT) criados no programa pelo Comitê de Implantação da proposta”, apontou Giroldo. Segundo a pró-reitora de Graduação da FURG, Sibele Martins, a universidade participa de três GTs, com servidores especialmente designados para funções estratégicas na efetiva implantação e execução do programa, o quais são: GT1 – Sistemas de Gestão Acadêmica; GT2 – Comunicação e Divulgação; e GT3 – Operativo e Normativo.

Novo edital

Nesta quinta-feira, 6, foi realizada uma transmissão ao vivo para o lançamento do novo edital de mobilidade virtual do programa. As inscrições para participar do programa estarão abertas de 6 a 12 de maio. Para saber como participar, confira o edital e as orientações para inscrições, neste link.

Saiba quais são as instituições que participam da segunda edição do programa:

Universidade de Brasília (UnB)

 Universidade Federal de Goiás (UFG)

 Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

 Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

 Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

 Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

 Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

 Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Universidade Federal do Pará (UFPA)T[{"url":"https://www.furg.br/arquivos/Noticias/2021/Institucional/06-05-promover-furg.jpeg","description":"","title":"Lançamento do novo edital acontece nesta quinta, 6, às 14h","caption":"Divulgação"}]GALLERY_CONTENT_END