COMUNICADO

FURG se solidariza à UFSM e UFPel

Instituições publicaram notas em defesa de suas atividades nesta sexta-feira, 21; FURG republica

Visando o grave cenário atual de ataques constantes às universidades públicas e suas comunidades, em solidariedade à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a FURG republica a seguir as respectivas notas, assinadas pela gestão das instituições, publicadas nesta sexta-feira, 21. Confira abaixo:

Universidade Federal de Santa Maria

#SouUFSM: Nota à comunidade (original disponível aqui)

 

A Universidade Federal de Santa Maria, enquanto instituição pública, plural e democrática, tem em seus valores institucionais o comprometimento com a educação e com o conhecimento pautados em liberdade, democracia, ética, justiça, respeito à identidade e à diversidade, compromisso social, inovação e responsabilidade. Desta forma, repudia todo e qualquer discurso de ódio, de falta de civilidade, que não tolere as diferentes opiniões ideológicas e políticas e que incentive agressões à comunidade acadêmica ou a quem quer que seja.

Nossos estudantes são nosso maior patrimônio e é através deles e do conhecimento gerado nas universidades que transformamos a sociedade. Toda vez que um estudante ou um servidor público da área da educação for atacado e/ou desqualificado, nos ergueremos em defesa da nossa comunidade e da nossa instituição, que é de Estado e não de um governo.  

É inegável que estamos fragilizados não só pelos seguidos cortes orçamentários que sofremos ano após ano. Precisamos relembrar que, infelizmente, não é somente neste período eleitoral que estamos sendo atacados. São diferentes tentativas de desqualificar a UFSM em razão de defendermos a educação pública de qualidade e, principalmente, por prezar pela livre expressão e pelo respeito à democracia.

Apesar de todos os ataques, todos os cortes, todas as tentativas de desmobilização e, principalmente deslegitimação, nossa comunidade segue respeitosa e arduamente trabalhando, porque acredita na educação de qualidade, no ensino público e na democracia. E por isso merece respeito.

Somos UFSM e temos orgulho disso!

Gabinete do Reitor da UFSM

 

Universidade Federal de Pelotas

Nota da Gestão – Ataques à UFPel e à UFSM (original disponível aqui)

 

O vídeo que contém imagens do deputado Bibo Nunes ofendendo estudantes das Universidades Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) não seria digno sequer de comentários, não fosse este produzido por um integrante do parlamento brasileiro.

 

No vídeo, evidencia-se uma pessoa rancorosa, desequilibrada, desconhecedora do que é uma universidade pública e, sobretudo, desprovida de mínimo respeito com a população de Santa Maria.

Afora a série de despropositadas agressões verbais dirigidas aos estudantes da UFSM e da UFPel, desejar que estudantes morram queimados é algo torpe e vil. Tivesse o parlamentar a mínima sensibilidade, recordaria da trágica passagem que até hoje marca o povo santamariense e a comunidade acadêmica da UFSM.

Se, de um lado, a fala do Sr. deputado é desprovida de qualquer conhecimento da importância das Universidades Federais para a construção de um país cientificamente soberano; de outro, traz um sentimento de verdadeiro sadismo, ao desejar que jovens estudantes “morram queimados”.

O sentimento é de tamanha indignação, incredulidade e verdadeira tristeza que sequer comentários outros fazem-se necessários, especialmente considerando que, por mais que se tragam elementos que demonstrem o relevante papel das Universidades Federais na vida nacional, o destinatário destas ponderações demonstra ser desprovido da vontade de apreendê-los e do mais nobre sentimento de humanidade.

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em função do segundo turno.