Bolsas

Nota à comunidade universitária sobre suspensão de bolsas Pibic/Pibiti pelo CNPq

Notícia foi dada por meio de nota veiculada na plataforma online da instituição

Photograph: Nota publicada no Portal do CNPq (Reprodução)

Na tarde desta quinta-feira, 15, por meio do portal online do CNPq, a instituição manifestou-se a respeito do fechamento do sistema para indicação de bolsistas de Iniciação Científica (Pibic) e Iniciação Tecnológica (Pibiti). Em nota, o CNPq afirmou que a decisão fora tomada para minimizar as consequências da restrição financeira imposta em 2019, a partir da notícia de que não haverá recomposição integral do orçamento bloqueado para o ano corrente.

De acordo com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), o sistema junto à Plataforma ainda deveria estar aberto. Dada a situação, a Diretoria de Pesquisa (Dipesq) da FURG tentou contato com representantes do CNPq para averiguar a suspensão, e, conforme apurado, informou-se à universidade que as bolsas já indicadas e com Termo de Aceite assinado eletronicamente serão, a princípio, mantidas.

A Propesp informa, ainda, que a FURG já havia implementado um total de 126 bolsas Pibic (de um total de 129 bolsas concedidas) e implementado 23 bolsas PIBIT, do total de 24 concedidas nesta modalidade. Não há informações ou previsão de abertura futura do sistema para a implementação destas quatro bolsas.