RELAÇÕES INTERINSTITUCIONAIS

No Rio de Janeiro, reitora participa de ações do Brics+ para o Ensino Superior

Dirigentes de 11 países debateram parcerias internacionais e os rumos da educação no mundo

Photograph: Divulgação

Reunindo lideranças das universidades e autoridades governamentais e da sociedade civil organizada do Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã; o Fórum de Reitores das Universidades do Brics+ aconteceu nesta quinta e sexta-feira, 5 e 6, no Rio de Janeiro. A ação teve como objetivo promover a cooperação acadêmica e científica entre as instituições; na oportunidade, a reitora Suzane Gonçalves, além de representar a FURG, foi também palestrante durante a programação de atividades.

Entre as áreas de debate previstas para o encontro estavam políticas linguísticas, transição energética e sustentabilidade, saúde e qualidade de vida, combate à pobreza e inovação no espaço BRICS+. Também participou do evento a pró-reitora de Inovação e Tecnologia da Informação, Silvia Botelho.

De acordo com a reitora, a representação da FURG neste espaço se apresenta como uma oportunidade estratégica para aumentar a presença internacional da Universidade, além de apresentar as potencialidades da instituição para parceiros que podem fomentar o desenvolvimento de diversas ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação em acordos de cooperação. “O Brics+ reúne países com grande diversidade cultural, social e econômica, mas com desafios comuns — como a promoção da inclusão, a inovação científica, a sustentabilidade e a ampliação do acesso à educação de qualidade. Estar presente nesse fórum é reafirmar o compromisso das universidades públicas brasileiras com a excelência acadêmica que reflete diretamente sobre o aprimoramento da sociedade, ressaltando o compromisso institucional de transformar conhecimento em bem público para a superação dos desafios da atualidade”, aponta Suzane.

Ao longo dos dois dias de programação, a atividade favoreceu o estabelecimento de parcerias institucionais em áreas prioritárias como energias renováveis, saúde pública, tecnologias emergentes, mudanças climáticas e segurança alimentar. Marcando presença em diferentes discussões durante o encontro, estava o Ministro da Educação brasileiro, Camilo Santana.

Sobre o evento

Com sua primeira edição realizada em 2024, em Moscou, o primeiro Fórum de Reitores Brics+ foi uma iniciativa inédita, reunindo inicialmente reitores das universidades brasileiras, russas e bielorrusas. Naquela ocasião, a FURG assinou alguns acordos de cooperação que contribuem para a internacionalização da Universidade, além de promover o desenvolvimento e a formação de ponta.

Neste ano, o Fórum foi organizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (FRIPERJ) e com o apoio do Governo Federal e Prefeitura do Rio de Janeiro.

 

Gallery

Dirigentes de 11 países debateram parcerias internacionais e os rumos da educação no mundo

Divulgação