CELEBRAÇÃO

Museu Oceanográfico celebra 70 anos em cerimônia marcada pela nostalgia

"Essa história foi construída com paixão, responsabilidade e comprometimento", disse o reitor da FURG, Danilo Giroldo

Photograph: Fernando Halal/Secom

As comemorações aos 70 anos do Museu Oceanográfico "Prof. Eliézer de Carvalho Rios" tiveram início na manhã desta quarta-feira, 6, no pátio da instituição. Com a presença de autoridades, familiares de colaboradores e da comunidade acadêmica, a cerimônia de aniversário foi marcada pela emoção e nostalgia.

Com o clima ensolarado, a manhã festiva teve início com a apresentação da Banda do 5º Distrito Naval. Dois alunos do Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar) hastearam a bandeira para a execução do hino nacional. Em seguida, o diretor do Complexo de Museus da FURG, Lauro Barcellos, lembrou emocionado de sua chegada ao museu, em janeiro de 1974, repassando algumas conquistas em sua trajetória. "Somos um coletivo que pulsa e vive para servir a comunidade. Ao longo dos anos, com o auxílio dos mestres que tão bem nos orientaram, ampliamos nossas ações em favor da conservação dos oceanos, da alfabetização científica, da educação ambiental, da pesquisa e sua divulgação e das transformações na comunidade para a conservação da biosfera. A força motriz de tudo o que criamos foram o amor, a amizade, o estudo e a crítica, e a relação destrutiva da humanidade com a biodiversidade", ressaltou. "Cuidamos deste museu que nos acolhe, atualizamos as exposições e tornamos este espaço cada vez mais convidativo. O museu é vivo e divertido, é informativo e lúdico, é uma casa de ciência, uma sala de aula complexa na qual crianças e adultos apreciam as belezas, os mistérios e a poesia da vida do mar", destacou o diretor.

"Como todos os grandes museus do mundo, o Museu Oceanográfico tem alma e personalidade própria", pontuou o reitor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Danilo Giroldo. "É difícil mensurar quantos de vocês que estão aqui presentes tiveram suas trajetórias impactadas por este espaço que estamos celebrando hoje. Essa história foi construída com muita paixão, com responsabilidade e comprometimento, que é o que a sociedade espera das instituições. Este é um espaço de transformação social, que proporciona momentos lúdicos e importantes de reflexão. Nosso papel no presente é zelar por esse ativo e fazê-lo continuar crescendo", completou. 

Outras autoridades estiveram presentes na cerimônia, como o vice-reitor da FURG, Renato Duro Dias; o prefeito do Rio Grande, Fábio Branco; o comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior; e o presidente da Fundação Cidade do Rio Grande, Torquato Pontes Neto. 

Ao final dos discursos, o reitor e o vice, ex-reitores da FURG e outras autoridades ajudaram a descerrar três placas comemorativas no interior do prédio. Também foram agraciados com homenagens de gratidão a Prefeitura Municipal, o empresário e fotógrafo Thierry Rios, filho de Eliézer Rios, e representantes do Projeto Tamar e da imprensa.

Após as honrarias, foi assinado um termo de cooperação entre o Museu Oceanográfico e a Fundação Pró-Tamar, que promove a recuperação das tartarugas marinhas.  

Ponto turístico
Fundado em 8 de setembro de 1953 por um grupo de entusiastas das ciências do mar, o Museu Oceanográfico “Prof. Eliézer de Carvalho Rios” é mantido pela universidade desde a década de 1970, dando origem, posteriormente, ao Complexo de Museus da FURG. Um dos pontos turísticos mais visitados do município, o espaço abriga a mais importante coleção de moluscos da América Latina. 

As comemorações aos 70 anos seguem no próximo sábado, 9, também no museu, com o show do artista Renato Borghetti, às 15h. A entrada será gratuita. 

 

 

 

Gallery

Cerimônia de aniversário foi marcada pela emoção e nostalgia

Fernando Halal/Secom