AGENDA SOCIAL

Mês de novembro ressalta o combate ao racismo

Projeto reflete ainda sobre a luta contra a violência à mulher, cultura e Dia Nacional dos Ostomizados

Com o início de mais um mês, o projeto Agenda Social divulga as datas que serão celebradas pela universidade, sendo uma oportunidade de refletir, debater e conscientizar sobre pautas importantes para a comunidade acadêmica e em geral.

Novembro inicia com o Dia Nacional da Cultura (5), e na metade do mês destaca o Dia Nacional dos Ostomizados (16); logo em seguida ocorre, o Dia Nacional da Consciência Negra (20) e  têm início nessa mesma data os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as mulheres. Ainda nessa temática, o mês encerra com o Dia da Eliminação de Todas as Formas de Violência contra a Mulher (25).

Nesse mês a frase norteadora é: "Encontrei minhas origens na cor de minha pele nos lanhos de minha alma em mim em minha gente escura em meus heróis”, de Oliveira Silveira. Confira abaixo o calendário completo:

05/11 - Dia Nacional da Cultura

16/11 - Dia Nacional dos Ostomizados

20/11 - Dia Nacional da Consciência Negra

20/11 - Início dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

25/11 - Dia da Eliminação de Todas as Formas de Violência contra a Mulher

 Projeto Agenda Social

A FURG em seu contexto multicampi realiza inúmeras ações, atividades e projetos, que dialogam com diferentes temáticas socioculturais, educativas e ambientais. Assim, com o propósito de visibilizar as produções, bem como celebrar a vida e manifestar os compromissos de luta e resistência, foi criada a Agenda Social da FURG.

O conceito é de dialogar, informar e visibilizar datas que expressam o compromisso social da universidade, assim como criar campanhas que buscam compor uma programação coletiva e plural, sempre que possível em parceria com os municípios de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha.

Com o intuito de estar presente ao longo de todo o ano na organização de trabalhos e ações da comunidade acadêmica, o projeto lançou um planner e calendários mensal e anual, que estão disponíveis neste link.