HOMENAGEM

Maria de Lourdes Lose, servidora aposentada da FURG, dá nome à Galeria na Câmara Municipal

Ato de inauguração acontece às 18h30, na Câmara.

A Câmara Municipal do Rio Grande inaugura nesta segunda-feira, 07, a Galeria de Acesso “Maria de Lourdes Lose”, um espaço de acolhida a quem chega à Casa. O nome de Maria de Lourdes surge como uma homenagem àquela que atuou como vereadora em dois mandatos ( de 1997 a 2004), mas além disso, é referência dentro dos movimentos sociais de Rio Grande, principalmente na luta de gênero.

Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), além de especialista em Sociologia, Maria foi a primeira presidenta do Sindicato dos Técnicos-Administrativos da Universidade Federal do Rio Grande, entidade em que continua atuando.

Entre 2014 e 2020, esteve à frente da Coordenação Municipal  de Políticas para as Mulheres, onde liderou ações fundamentais ao enfrentamento à violência contra as mulheres e na promoção dos direitos e políticas públicas. Maria integra ainda, o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, a Marcha Mundial de Mulheres e o Movimento de Mulheres do Rio Grande, reafirmando seu compromisso permanente com o coletivo.

A homenagem é uma iniciativa da Mesa Diretora da Casa. Segundo o  Diretor da Câmara, Adriel Farias, a galeria nasce como um símbolo de sua trajetória.

“Mais do que a inauguração de um novo espaço, a Câmara celebra um momento de reconhecimento de um legado construído por Maria de Lourdes ao longo de décadas de atuação pública. Sua trajetória é marcada pela coragem, pela firmeza e por um compromisso coletivo que atravessa gerações, inspirando mulheres e homens na luta por justiça social e direitos humanos”, disse o diretor.

Maria, que é servidora aposentada da FURG, disse que ficou positivamente surpresa com a homenagem. Segundo ela é importante reconhecer, através do registro,  o compromisso e a caminhada daquelas mulheres que desenvolvem suas atividades em prol da comunidade rio-grandina. 

Eu sempre faço esse registro da importância que essa cidade tem, o número de mulheres que aqui desenvolveram e desenvolvem suas atividades, uma cidade que tem uma luta histórica, e é isso, reconhecer todas aquelas que vieram antes, que nos possibilitaram chegar até onde a gente chegou, todas essas que estão convivendo com a gente hoje, e as que virão depois”, disse a homenageada.

O  Ato de Inauguração da Galeria Maria de Lourdes Lose, será às 18h30 na Câmara Municipal do Rio Grande. Rua Gen. Vitorino, 441 - Centro. 

07-07-2025.pdf