ENCERRAMENTO

Março Lilás finaliza programação distribuindo ousadia e coragem

Ação alcançou 200 trabalhadoras da universidade que ganharam camisetas

Em 2022 o Março Lilás foi singular, ainda sob os impactos da pandemia, as ações aconteceram em um período de recesso devido às alterações no ano letivo de 2021. No entanto, ocorreram diversas ações multicampi, diálogos com gestores e profissionais dos municípios em que a FURG está presente, onde foram contados os desafios e as possibilidades na manutenção e garantia das ações de proteção às mulheres.

O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) iniciou as celebrações de seus 20 anos de trajetória. Março contou também com diferentes encontros e conversas sobre direitos, arte, cultura e protagonismo das mulheres em diversas áreas. E para celebrar a realização de cada ação vivenciada ao longo do mês, a organização do Março Lilás, compartilhou a live “Conversas inter-religiosas”, que abordou uma perspectiva feminina sobre a religião.

O mês alusivo também contou com a edição especial do evento Elas no Palco, proposta que teve início em 2018 e tem o compromisso de visibilizar ações protagonizadas por mulheres. A edição de 2022 apresentou uma proposta em vídeo apresentada pela atriz Elisa Lemos, acompanhada pela gravação de Keyci Amado, tramas de imagens e palavras, textos publicados nas edições da revista virtual Zine Marítimas, que contam sobre ser mulher em múltiplos contextos. O projeto Elas no Palco é desenvolvido pela Diretoria de Arte e Cultura (DAC) e pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

Ação de Encerramento

Segundo a organização do Março Lilás, a proposta de encerramento deste mês é um convite e um compromisso de luta e resistência em favor da garantia dos direitos das múltiplas formas de ser mulher, “para que as ações de encorajamento e ousadia sejam alargadas, ocupando tempos e espaços para além do março lilás, mas sem esquecer, como nos contou Sheila Chaves, que haverá sempre um março a nos esperar”.

A programação do Março Lilás neste ano versou sobre doses de encorajamento à luz do tema “Sobre as múltiplas formas de ser mulher: encorajamento e ousadia”. Dentre as ações pensadas pelo coletivo, sob a inspiração da frase “Precisamos encorajar mais mulheres a se atreverem a mudar o mundo”, de Chimamanda Ngozi Adichie. E assim, a organização pensou na possibilidade de – literalmente -, vestir-se de coragem. “E dessa forma surgiu a ideia de estampar em camiseta, o lema que soa como um mantra de sororidade e inspiradas pela Chimamanda, surgiu a ideia de presentear as nossas colegas terceirizadas da FURG”, conta a comissão organizadora.

Para isso, a ação contou com o apoio financeiro da universidade, da APTFURG e da APROFURG. A confecção das camisetas foi realizada pelo Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese), a fim de acionar um coletivo de mulheres que sabe na prática, os caminhos para se vestir de ousadia e coragem – o projeto "Mulheres Daqui", grupo de Economia Popular Solidária, incubado pelo Nudese. "Somos um grupo formado por mulheres que sonham com uma outra economia, mas principalmente com uma outra sociedade, mais justa, mais humana", conta Rosani, costureira do coletivo.

A ação alcançou todos os campi e ao total foram 200 mulheres encorajadas pela Chimamanda e pelo desejo de avançar nas boas lutas.

Para aquelas que desejam se vestir com essa energia e fazer parte da campanha as camisetas estão disponíveis nos tamanhos P, M, G e GG, no valor de R$ 25,00 e podem ser encomendadas com Lúcia Nobre pelo número (53) 99118-2738.

“A comissão de organização do Março Lilás encerra suas atividades celebrando nossas lutas e conquistas diárias com esta ação potente, nossas trabalhadoras do setor terceirizado vestindo a camiseta do março lilás, e por meio deste simples ato, encorajando e convidando outras pessoas a, ousadamente, mudar o mundo”, finaliza a Comissão.

 

Gallery

A imagem mostra uma mulher sentada de cabelos compridos, atrás de uma mesa confeccionando camisetas

Ação alcançou 200 trabalhadoras da

Divulgação