No início de dezembro de 2024, o professor e pesquisador César Augusto Costa, vinculado ao curso de Ciências Sociais e ao Programa de Pós-Graduação em Direito e Justiça Social da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), lançou a obra coletiva Descolonialidade em Disputa: Abya Yala em Movimento. O livro, fruto do trabalho do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Latino-Americanos, conta com a colaboração das pesquisadoras Maria Victória Pasquoto de Freitas, Luciana Alves, Ludmila Christofaro e Carolina de Oliveira, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), além de convidados de diversas instituições acadêmicas nacionais.
Na obra, pesquisadores convidados de diversas instituições (Unirio, UCPel, Ulbra, FURG, UFPel, Unijuí, UFSC, Unesc, Unisinos) buscaram refletir os diversos enfoques da temática descolonial: gênero, raça, classe, natureza, bem como outras relações que circundam o tema na perspectiva latino-americana e caribenha.
Com três eixos temáticos distribuídos em 13 capítulos, o livro enfatiza a importância da luta social e da organização acadêmica pluriversal como elementos fundamentais para o desenvolvimento de uma "consciência crítica" freireana. Segundo Costa, questionar os marcos históricos e socioculturais estabelecidos é essencial para a construção de um horizonte descolonial e anticapitalista.
O público-alvo do livro são estudantes de pós-graduação e demais interessados na temática latino-americana. A iniciativa conta com o apoio do curso de Ciências Sociais e do PPG em Direito e Justiça Social da FURG, que desempenham um papel essencial na promoção e divulgação da pesquisa sobre descolonialidade no Brasil.
A obra Descolonialidade em Disputa: Abya Yala em Movimento está disponível gratuitamente para download e pode ser acessada por meio deste link.
*Estagiário sob supervisão do jornalista Hamilton Freitas