INOVAÇÃO

Inscrições para eleição do Comitê Diretivo de Inovação e Tecnociência Solidária seguem abertas

Eleição contemplará oito representantes; inscrições vão até 31 de março

No intuito de estimular a inovação, a tecnologia social, a proteção da propriedade intelectual e a transferência de tecnologia na FURG, em dezembro de 2019 foi instituída a Política de Inovação e de Tecnociência Solidária. De forma complementar, foi instituído, também, o Sistema Institucional de Estímulo à Inovação e à Tecnociência Solidária (Siets). Para dar continuidade ao processo, por meio de um edital em andamento, será realizada a eleição de oito representantes da comunidade interna da universidade para compor o Comitê Diretivo de Inovação e Tecnociência Solidária.

 

O Siets

Com o caráter de ser o órgão gestor da política em questão, o Siets é composto pela Diretoria de Inovação Tecnológica (DIT), pelo Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese) e pelo Comitê Diretivo que será eleito. A eleição acontece de 9 a 19 de abril e representa uma das etapas restantes para a plena implementação da política.

Para a candidatura, estão aptos servidores ativos lotados na FURG - docentes e técnico-administrativos em educação -, envolvidos em projetos e processos de inovação e/ou tecnociência solidária. O prazo para candidatura está aberto e vai até 31 de março, pelo Sistema de Inscrições da FURG (Sinsc) - que você acessa clicando aqui.

No ato da inscrição, serão solicitados ao candidato seu nome completo, Siape, lotação, área de candidatura e uma breve descrição sobre sua experiência em processos e/ou projetos que tratem dos temas de interesse, bem como sua motivação em integrar o comitê.

Qual sua relevância para a FURG?

De acordo com o reitor, Danilo Giroldo, a política de Inovação e Tecnociência Solidária da FURG representa um enorme avanço institucional, resultado do esforço e debate intenso de mais de um ano em construção. “Ela conseguiu reunir dentro do conceito de inovação, todas as áreas da inovação tecnológica, da tecnociência solidária, da economia solidária e da cultura. Por isso ela se caracteriza como uma política inovadora e permite que todos os incentivos legais que existem para inovação possam ser aplicados igualmente às atividades que ela contempla”, explica o gestor.

Ainda segundo Giroldo, isso possibilita que a universidade potencialize sua capacidade instalada, para desenvolver inovações - sejam ela tecnológicas, sociais, atividades relacionadas à indústria criativa e atividades culturais -, assim atendendo as demandas da sociedade em todos esses aspectos.

Lúcia Nobre, coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese), avalia a proposta como bastante positividade. “A FURG é uma das únicas universidades no país, senão a primeira, a pensar política de inovação aliada com a tecnociência solidária”. Para ela, pensar as duas formas de inovação, uma mais voltada ao capital e outra mais voltada ao social, foi uma iniciativa gratificante institucionalmente. “É importante ver a instituição se preocupa em desenvolver propostas de uma outra economia possível. Uma mais justa e mais humana”, conclui Lúcia.

Para a pró-reitora de inovação e tecnologia da Informação, Danúbia Espindola, a chamada para composição do comitê diretivo de inovação e tecnociência solidária é uma oportunidade para participação de docentes e técnicos de toda universidade. “Através do Comitê, será possível propor ações estratégicas operacionalizadas pelos ambientes de inovação integrando cidade e universidade”, complementa a professora.

De acordo com Giroldo, é muito importante que a comunidade se mobilize e participe da eleição. “Para que a proposta funcione, foi estabelecido dentro da iniciativa o Siets, que tem como ente estratégico o seu Comitê Diretor, para que todos esses campos estejam presentes e possam contribuir com as definições estratégicas da política”, aponta. “O edital foi pensado dessa forma justamente para que a comunidade se mobilize para participar da formação do comitê e todo desenvolvimento da política, para que assim o sistema como um todo possa de fato funcionar”, conclui o reitor.

Votação

Após homologação das inscrições, a votação será realizada pela página da FURG, no período de 09 a 19 de abril do presente ano, pelo site consultas.furg.br. Estão aptos à votação os servidores lotados na FURG, docentes e técnico-administrativos em educação. No ato, o votante deverá escolher dois candidatos, um para cada área: inovação e tecnociência solidária.