Coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), iniciou nesta segunda-feira, 12, o processo de Avaliação Docente pelo Discente (ADD) referente ao primeiro semestre levito de 2024. A iniciativa é um dos mecanismos institucionais voltados para a melhoria do ensino na FURG; na oportunidade, serão avaliadas todas as disciplinas semestrais dos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e EaD, do 1º semestre. Os estudantes terão até o dia 8 de setembro para realizar a avaliação, que acontece por meio do Sitemas FURG.
No final do ano letivo, os resultados da ADD nos dois semestres serão disponibilizados no menu “Avaliação do Docente/Turmas – Resultados”. O estudante terá acesso à informação de como ficaram as médias gerais das questões na FURG, no curso, e na Unidade Acadêmica do seu curso.
Como funciona a ADD?
Por meio da análise dos aspectos positivos e a melhorar do desempenho dos docentes, sob a ótica dos estudantes, a ADD se constitui como um mecanismo de escuta da comunidade acadêmica, de forma anônima, e com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino na Universidade. A participação neste processo de consulta requer que o estudante esteja devidamente matriculado em um dos cursos de graduação ou pós-graduação da FURG, presencial ou EaD.
A avaliação consiste em um formulário online de perguntas e respostas, no qual os dados de preenchimento são computados e enviados para compor o relatório gerencial de cada curso; posteriormente, essas informações são enviadas às coordenações. Além das questões objetivas, o questionário abre espaço para sugestões e comentários, de preenchimento opcional.
O propósito do processo é instrumentalizar os professores, coordenações de curso e direções acadêmicas no sentido de criar mecanismos para contribuir com a melhoria na relação docente–discente e na práxis do processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, a ADD acontece em dois momentos ao longo do ano: uma no 1º semestre, e outra no 2º.