Com o tema Direitos Humanos e Emergências Climáticas, inicia na terça-feira, 2, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a 5ª edição do Fórum Internacional de Direitos Humanos da Cátedra de Direitos Humanos da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Na noite desta segunda-feira, 1º, às 20h, o show "Estrela, Estrela", do cantor Vitor Ramil, antecede a abertura do Fórum, como pré-evento, no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico do Sul (Cidec-Sul), Campus Carreiros.
Pesquisadores e estudantes de diversos países da América Latina discutirão os desafios contemporâneos impostos pela crise ambiental global e suas implicações para os direitos fundamentais das populações, especialmente as mais vulneráveis. A FURG foi escolhida como sede desta edição devido â relevância do tema em estados insulares e costeiros e à experiência da universidade em eventos climáticos extremos, como as inundações que afetaram o Rio Grande do Sul em 2024.
A Cátedra de Direitos Humanos da AUGM foi criada em 2020 para promover uma cultura de direitos humanos por meio da integração de pesquisadores e o Fórum é realizado desde 2021 para fomentar discussões sobre democracia, desenvolvimento e justiça social. A programação desta edição inclui palestras, mesas-redondas, grupos de trabalho temáticos, eventos culturais e mostra fotográfica.
Abertura
A recepção, acolhida e cadastramento dos participantes está prevista para a noite da terça-feira, 2, às 18h, no Cidec, seguida de atividade cultural, com o Grupo Jazz FURG, às 19h, e da solenidade de abertura oficial às 19h30.
Após, às 20h, será realizado o painel de abertura “Construindo Políticas Públicas em tempos de Emergências Climáticas”, com a deputada federal Fernanda Melchionna (PSol-RS); o defensor público da União, Daniel Cogoy, da Defensoria Regional de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul (DRDH-RS); o secretário municipal de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Antônio P. Soler (Rio Grande); e a profª. drª. Letícia Albuquerque, do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina (CCJ/UFSC). A mediação será do prof. dr. Renato Duro Dias, da Faculdade de Direito (Fadir/FURG) e coordenador geral do 5º Fórum.
Encerramento
A programação encerra na quinta-feira, 4, a partir das 18h, com painel de encerramento e apresentação síntese dos Grupos de Trabalho, no Cidec. Os Grupos de Trabalho (GTs) serão realizados inteiramente na quarta-feira, 3, das 14h às 17h30, no Prédio 5 do Campus Carreiros. Os GTs desta edição estão distribuídos em cinco eixos temáticos: Educação Ambiental e Emergências Climáticas; Justiça Ambiental, Desigualdades Sociais e Racismo Ambiental; Direitos Humanos, Emergências Climáticas e Gênero; Extensão Universitária em Tempos de Emergências Climáticas; e Direitos Humanos, Emergências dos Direitos da Natureza e Políticas Públicas.
A programação completa e mais informações podem ser conferidas AQUI.