PLANEJAMENTO

HU-FURG tem novo Plano Diretor Estratégico para 2024-2028

Documento visa a aprimorar a assistência, ensino, pesquisa e inovação no contexto do SUS

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), conta com novo Plano Diretor Estratégico (PDE) para o período de 2024 a 2028. O documento está publicado no site institucional do HU-FURG e, devido às enchentes e alagamentos que fecharam temporariamente o Hospital, a apresentação dos projetos ao Colegiado Executivo (Colex) ocorreu no início de agosto.
O Colex, composto pela superintendente e gerentes de Atenção à Saúde, Administrativo e de Ensino e Pesquisa, é responsável pela direção e administração de todas as atividades do Hospital, em consonância com as diretrizes gerenciais da Ebserh. Segundo a superintendente do HU-FURG, Sandra Brandão, “O PDE é um documento de grande importância que norteará as ações estratégicas do HU-FURG nos próximos anos. Os projetos previstos para 2024 a 2028 irão contribuir com o alcance dos objetivos da Rede Ebserh, sem perder de vista as especificidades e necessidades do HU-FURG”.
Elaborado de forma coletiva, o documento contou com a participação da comunidade hospitalar e está em conformidade com o Mapa Estratégico da Ebserh que tem como propósito “Saúde, ensino, pesquisa e inovação a serviço da vida e do SUS”. A visão é “Consolidar-se como uma rede de hospitais universitários de excelência para o SUS”. O processo de planejamento contou com várias etapas, como a realização de diagnósticos situacionais para identificar as necessidades e prioridades do Hospital, bem como reuniões e workshops com equipes multiprofissionais.
A coordenadora geral do PDE e chefe do Setor de Governança e Estratégia (SeGov), Aline Ferraz, salientou: “Com muita satisfação, apresentamos o PDE 2024-2028. Empenhamos esforços para ouvir toda a comunidade hospitalar e propor sete projetos que têm como objetivo principal a melhoria da experiência dos nossos pacientes, estudantes, pesquisadores e trabalhadores”.
Conheça os projetos previstos para o HU-FURG no período 2024-2028
Em seu Mapa Estratégico, a Ebserh estabeleceu pilares que servem de base para organização dos objetivos e visam a contribuir para os serviços ofertados em suas 45 unidades hospitalares, dentre elas o HU-FURG. Cada pilar foi desdobrado em um projeto com um gerente responsável pela coordenação e monitoramento das ações. Confira:

O pilar Assistência conta com o projeto “PadronizaHU”, que visa a institucionalizar e otimizar processos e rotinas de gestão assistencial. Dentre as atividades propostas estão: mapeamento e revisão de protocolos (POPs) existentes, implementação de painel de indicadores assistenciais e melhoria dos registros assistenciais.

No pilar Ensino, o projeto “Preceptoria e Docência” busca aproximar a Universidade e o Hospital, focando na qualidade da preceptoria, educação permanente dos profissionais e conscientização do papel do preceptor. As ações incluem orientar novos profissionais, melhorias nos estágios de graduação e pós-graduação, bem como a realização de capacitações para docentes e preceptores.

O pilar Pesquisa traz o projeto “Pesquisa Translacional e propagação do conhecimento”, que objetiva fomentar a pesquisa, a inovação e a avaliação de tecnologias em saúde. As atividades envolvem capacitação em metodologias de pesquisa e avaliação de tecnologias em saúde, além de programa de aplicação e compartilhamento de pesquisa em saúde.

No pilar Responsabilidade Ambiental, Social e Governança, o projeto “Saúde Digital Conectada” visa promover ações de transformação e saúde digital. As ações incluem a modernização e informatização de processos, consolidação de sistemas já existentes e implantação de ações de inteligência de dados como painéis que auxiliem na gestão e na tomada de decisões.

O pilar Desenvolvimento Institucional apresenta o projeto “Plano Diretor Ambulatorial”, que busca qualificar a prestação de serviços ambulatoriais no HU-Furg. Dentre as ações estão o desenvolvimento do projeto do Anexo Ambulatorial e a reorganização das agendas, visando otimizar a utilização dos espaços.

No pilar Sustentabilidade Financeira, o projeto “PoupaHU” tem como meta implementar um painel de consumo de materiais e serviços, visando promover o uso racional de recursos. As atividades incluem: implementação de painel de gestão de custos, campanhas de sensibilização para conscientizar os colaboradores e combate ao desperdício, além de capacitações na área.

No pilar Desenvolvimento do Trabalhador está o projeto “AcolheHU”, que visa promover o engajamento e a valorização dos trabalhadores. Dentre as ações previstas estão: reestruturação da integração de novos funcionários, realização de eventos integrativos e promoção da qualidade de vida do trabalhador.