DIU

HU-Furg realiza projeto de capacitação para Rede Básica de Saúde

Quatro cidades da região já participaram da atividade

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está ampliando as atividades do projeto “Capacitação em inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) para a Rede Básica de Saúde”. O projeto, que iniciou em março deste ano, pretendendo atender Unidades Básicas de Saúde de Rio Grande, expandiu sua atuação promovendo capacitações para os municípios de São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí. Até o momento 105 profissionais da área da saúde receberam o treinamento.

De acordo com a obstetra e chefe da Unidade da Mulher do HU-Furg, Tânia Fonseca, o objetivo da capacitação é tornar disponível a inserção do DIU nas Unidades Básicas de Saúde, visto que se trata de um procedimento de baixa complexidade. “O HU-Furg realizou a inserção de mais de 400 DIU´s nos cinco primeiros meses deste ano, mas precisamos ampliar a oferta para as mulheres e em parceria com as Prefeituras Municipais pretendemos que os postos de saúde também assumam esse papel, facilitando o acesso a esse método contraceptivo”, salientou Tânia.

A capacitação de inserção do DIU conta com a parte teórica, que aborda todos os tipos de métodos contraceptivos, e a prática, em que os profissionais treinam em um modelo anatômico. Posteriormente, é realizada a inserção do DIU em pacientes, com a supervisão da equipe do HU-Furg. Após essa etapa, o Hospital faz o acompanhamento, por quatro meses, dos profissionais treinados.

Em Rio Grande, a primeira capacitação, promovida em março deste ano, foi de três residentes da Unidade Básica de Saúde Marluz e até o momento eles já realizaram o procedimento em 42 mulheres. Também, em Rio Grande, já foi capacitada a equipe do Posto de Saúde da Quintinha. Os próximos cursos serão nas Unidades do Aeroporto, Bernadete e Castelo Branco.

A capacitação conta com a parceria do Grupo de Pesquisa Viver Mulher, que é responsável pelo Planejamento das ações e certificações.

 

Nova capacitação

Além da inserção do DIU, foi promovida na tarde do dia 23 de maio, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, mais uma ação do projeto, com a capacitação de profissionais da Rede Básica de Saúde de Rio Grande, São José do Norte, Chuí e Santa Vitória do Palmar. No encontro, foram abordados temas como: manejo ambulatorial do DIU, inserido no pós-parto imediato; pré-natal de baixo risco, com discussão do novo manual da Secretaria da Saúde do RS; critérios de encaminhamento para pré-natal de alto risco e atualização no manejo sífilis, toxoplasmose e HIV. No dia 30 de junho, será promovido um novo encontro com o mesmo grupo, dando sequência à capacitação.