PARCERIA

HU-Furg e MVFA realizam encontro de cooperação técnica

As duas instituições são vinculadas à Rede Ebserh

Os hospitais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) e a Maternidade Victor Ferreira do Amaral (MVFA) de Curitiba (PR), realizaram nos dias 25 e 26 de outubro, em Rio Grande, encontro de cooperação técnica. Além de compartilhar experiências entre as duas instituições hospitalares, o objetivo da visita foi aprimorar a assistência ao parto normal e discutir o protocolo que insere as enfermeiras obstétricas no manejo do trabalho de parto.


A iniciativa integra o Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice ON) e foi realizada nas instalações do HU-Furg, com visita à Maternidade, ao Centro Obstétrico e ao Alojamento Conjunto. Após, os profissionais realizaram reunião compartilhando conhecimentos sobre a atuação do médico no trabalho colaborativo, as boas práticas de assistência ao parto e ao nascimento e indicadores de qualidade na atenção ao parto e nascimento. Também foi oportunizado encontro para os pediatras e neonatologistas sobre o contato pele-a-pele e o clampeamento oportuno de cordão. Além disso, foi realizada oficina com as enfermeiras obstétricas do HU-Furg, ministrada pela equipe do MVFA sobre protocolo de assistência ao parto de risco habitual.
Atualmente, o HU-Furg conta com seis enfermeiras obstétricas atuando no Centro Obstétrico e “a ideia é ampliar esse quadro de profissionais com a realização do Concurso Público Nacional”, salienta a obstetra e chefe da Unidade da Mulher do HU-FURG, Tânia Fonseca. Com novos profissionais, o Hospital qualificará o atendimento do Centro Obstétrico, que atualmente é responsável por grande número de atendimentos de Rio Grande e região.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.​
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.