EXAMES

Hospital Universitário oferece aos alunos testagem para HIV, hepatites e sífilis

Ação ocorre no Campus Carreiros e no prédio do HU na retomada das aulas

O Serviço de Atendimento Especializado de Infectologia (SAE Infectologia) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da FURG, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), irá oferecer gratuitamente aos alunos da FURG testagem para HIV, hepatites e sífilis. A ação, intitulada "Tem coisa que é melhor saber o quanto antes!", inicia no dia 27 de fevereiro, juntamente com a retomada do ano letivo na universidade. A organização da campanha conta com a parceria do Programa Municipal IST/Aids/HIV, da Faculdade de Medicina (Famed), da Escola de Enfermagem (EEnf) e da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

 Conforme a coordenadora do SAE Infectologia, Rossana Basso, a atividade é uma das ações de enfrentamento às doenças infecciosas, destacando-se em Rio Grande o combate ao HIV, hepatites B e C e a sífilis. "Com a identificação da doença é possível tratá-la e o quanto antes iniciar o tratamento maior será a chance de recuperação", salientou Rossana. 

O primeiro dia da ação será realizado no Campus Carreiros, onde uma equipe irá recepcionar os alunos na sala de exposições do Instituto de Letras e Artes (ILA), próximo ao Centro Convivência, das 9h às 21h. Posteriormente, nos dias 13 e 14 de março, das 13h30 às 16h, no Ambulatório de Acolhimento do Serviço de Infectologia, no segundo andar do Prédio Anexo do Hospital Universitário, será realizada a testagem para os alunos da Famed. Nos dias 20 e 21 de março, no mesmo local e horário, será oferecida a testagem para os alunos da EEnf.

Para realizar os testes é necessário que o aluno apresente um documento oficial que tenha foto (RG, CNH ou passaporte). A testagem é realizada de forma voluntária, não obrigatória e totalmente sigilosa. Todos os resultados serão entregues de forma particular e individual diretamente no SAE Infectologia.