Atendimento

Graduandos do curso de Psicologia da FURG integram a equipe do Programa Família Acolhedora

Ação busca promover convívio familiar e comunitário a crianças e adolescentes

A disciplina de estágio obrigatório em Psicologia Social, faz parte da grade curricular dos estudantes do 4° ano de graduação do curso de Psicologia da FURG. A participação nesta matéria tem por objetivo a inserção do estudante em instituições e espaços destinados à comunidade, nos quais este deve acompanhar a atuação cotidiana de um psicólogo supervisor.

Os estudantes dispõem de uma variada lista de atividades nas quais podem atuar na disciplina de estágio. Uma das opções é o Programa Família Acolhedora. A professora Simone Paludo é a responsável pela supervisão acadêmica do projeto que reforça a importância da prática para formação do profissional, bem como, a atuação mediante a rede municipal de assistência social na cidade do Rio Grande.

De acordo com Simone, ao juntar-se à equipe do programa, o aluno poderá acompanhar as funções do psicólogo na política de assistência social, obter conhecimentos sobre as especificidades da medida de proteção e a realidade dos acolhimentos institucional e familiar. “Ao entrar em contato com o acolhimento familiar os estudantes de psicologia podem conhecer mais uma alternativa de proteção para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e violação de direitos e compreender o papel da família, da sociedade, do Estado e da Psicologia na proteção e na garantia de direitos em prol de um desenvolvimento integral e saudável”, destaca.

Sobre o programa

O Programa Família Acolhedora foi institucionalizado na cidade de Rio Grande no ano de 2016, a partir da lei 8.061/2016, sendo vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS). Os estudantes do curso de Psicologia da FURG começaram a fazer parte da equipe em 2020, atuando de forma híbrida, sendo parte remota e parte presencial.

O principal objetivo da atividade é a busca pelo convívio familiar e comunitário para crianças e adolescentes afastados de suas famílias de origem em razão de medida protetiva.

A equipe técnica do programa, composta por psicólogas e assistentes sociais, realiza uma seleção prévia das famílias, a fim de serem cadastradas e capacitadas, desta forma, procurando a melhor maneira de acolher crianças e adolescentes em suas casas, possibilitando um cuidado individualizado e de acordo com as necessidades do acolhido.

Mais informações sobre o programa podem obtidas pelo telefone (53) 3232-4994, e-mail: familiaacolhedorarg@gmail.com ou, presencialmente, na Rua Andradas, 603.

*Estagiária de Jornalismo, com supervisão de Fernanda Cadaval