RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Gestores da FURG recebem diretores do grupo CMPC para tratar sobre parcerias futuras

Universidade busca ampliar ações para as áreas de pesquisa, inovação e extensão

Photograph: Divulgação

Nesta última quarta-feira, 26, lideranças da FURG estiveram reunidas com diretores da empresa chilena CMPC para tratar de possibilidades de ampliação de parceria institucional. Na oportunidade, a reitora Suzane Gonçalves e o vice-reitor, Ednei Primel, colocaram a capacidade instalada da Universidade à disposição, explicando as potencialidades da instituição no desenvolvimento de ciência de ponta, inovação tecnológica e, sobretudo, sua referência atestada no campo ambiental e sustentável. Representaram a CMPC o responsável pelas Relações Institucionais, Daniel Andriotti; e o direto de Assuntos Corporativos, Augusto Robert.

Também acompanharam a reunião a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Daiane Dias; a pró-reitora de Inovação e Tecnologia da Informação, Silvia Botelho; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Débora do Amaral; o secretário de Gestão Ambiental, Felipe Kessler; o assessor de Assuntos Estratégicos, Artur Gibbon; a chefe de gabinete, Camila Estima; o diretor do Complexo de Museus; Lauro Barcellos; e o coordenador pedagógico do Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar), Guy Barcellos.

De acordo com a reitora, o encontro foi organizado para que ambas as partes pudessem conhecer um pouco mais do trabalho de cada uma, além de apresentar potencialidades e possibilidades de ações em conjunto. “A CMPC já é uma grande parceira do CCMar, apoiando parte dos projetos de formação há bastante tempo. Agora nós iniciamos uma conversa na intenção de expandir essa parceria para a FURG também, por meio de ações de pesquisa e inovação a partir de alguns eixos que envolvem questões ambientais, sustentabilidade e inovação tecnológica”, detalhou Suzane.

Sobre a CMPC

Fundada no Chile, em 1920, a CMPC representa um dos maiores conglomerados industriais na área florestal no continente; e está presente em mais de 50 ao redor do mundo. No Brasil, a empresa atua desde 2009, quando adquiriu a unidade Celulose Riograndense, instalada em Guaíba. Hoje, esta é a maior indústria do Rio Grande do Sul, além de ser uma referência no desenvolvimento sustentável com base em recursos totalmente renováveis.

Para o vice-reitor, a conversa foi bastante produtiva, oportunidade em que os representantes da FURG puderam discutir formas com que a Universidade poderia se inserir nos processos de pesquisa, desenvolvimento e inovação empenhados pela CMPC no Estado, ao exemplo de questões que envolvem a expertise e referência da FURG na área ambiental. “Também conversamos bastante sobre cultura, esporte, arte e lazer, com possibilidades de cooperação também nestas áreas. Saímos da reunião com uma nova conversa no horizonte, oportunidade em que iremos alinhar ações estratégicas que serão desenvolvidas nesta parceria”, concluiu Ednei.