Na manhã desta sexta-feira, 30, o campus São Lourenço do Sul da FURG recebeu a visita da reitora Suzane Gonçalves, acompanhada pela pró-reitora de Graduação, professora Simone Freire, e da deputada federal Maria do Rosário. A atividade teve como foco a apresentação das obras em andamento nas futuras instalações da Universidade no município, que marcam mais um passo importante para a consolidação da presença da instituição na região sul do estado. Na oportunidade, também esteve presente o prefeito de São Lourenço do Sul, Zelmute Marten.
A atividade buscou fortalecer os laços com a Prefeitura e dialogar com a direção e os servidores sobre caminhos para o desenvolvimento contínuo do campus.
Nova estrutura
O prédio que abrigará as salas de aula e a estrutura administrativa do campus está com 90% da obra concluída. A construção passou por entraves orçamentários nas etapas finais, o que dificultou o pagamento de medições já executadas. Com o apoio do prefeito Zelmute Marten e da deputada Maria do Rosário, a Universidade obteve a liberação de recursos junto ao Ministério da Educação para quitar as despesas pendentes com a construtora. Com isso, a obra entra agora na fase de conclusão.
A iniciativa é considerada estratégica para fortalecer a interiorização do ensino superior público e ampliar as condições de trabalho e de formação acadêmica no município.
“Temos uma previsão de, talvez, entre 120 e 150 dias para a conclusão do prédio. Mas isso não significa uma mudança imediata, porque ainda precisamos implantar o arruamento e a subestação de energia, projetos que já estão sendo discutidos com o Ministério da Educação. Estamos trabalhando para que, já no próximo mês, tenhamos a licitação para a construção da Casa do Estudante e do Restaurante Universitário, o que vai contribuir para a consolidação do campus”, explicou a reitora.
Para Suzane, a presença de uma Universidade pública em uma cidade mobiliza a economia local e impulsiona o desenvolvimento regional, um papel reconhecido pela gestão municipal, que tem atuado em parceria com a instituição para viabilizar a consolidação da estrutura.
Além disso, a atuação da FURG no município tem se somado aos esforços da própria gestão da Universidade, fortalecendo o trabalho conjunto para ampliar as possibilidades de formação, pesquisa e extensão, e avançar com o desenvolvimento do campus no território lourenciano.
“Estou muito feliz com a parceria com a prefeitura e com o apoio da deputada, que está aqui nos visitando e se colocou à disposição para colaborar, possivelmente com emendas, mas também nas negociações e tratativas junto ao Ministério da Educação para o desenvolvimento do campus”, declarou Suzane.
Durante a visita, a reitora ainda entregou à deputada federal um ofício feito pelo campus que solícita uma emenda parlamentar para a aquisição de uma van destinada ao campus. Também foi solicitado o apoio para a obtenção de recursos via emendas para o local.
Além disso, a vice-diretora Carmem apresentou um ofício elaborado pelos estudantes do curso de Bacharelado em Agroecologia, no qual pedem a intercessão da deputada para a regulamentação da profissão de agroecólogo, em tramitação no Congresso Nacional por meio do Projeto de Lei 3710/2019.
Atualmente com cinco cursos de graduação, a FURG-SLS está em processo de discussão sobre a possibilidade de expansão da oferta acadêmica para atrair novos estudantes e atender demandas específicas do município e da região.
Durante a agenda, a deputada Maria do Rosário reafirmou o compromisso de seu mandato com o fortalecimento das universidades federais e destacou a importância da presença da FURG na região, considerando-a um motor de transformação social, científica e cultural.
“A FURG é uma parceira importante e uma instituição de educação que a gente admira muito. Estamos aqui também por ela. A comunidade estará, em breve, em um prédio magnífico”, afirmou Rosário.
A programação da visita também incluiu a participação da reitora, da deputada e do prefeito Zelmute Marten em uma entrevista na Rádio São Lourenço, além de visitas ao Centro de Convenções e o acompanhamento do desassoreamento do Arroio Carahá.
A visita contou com a presença de representantes da comunidade acadêmica, da gestão universitária, do poder público e de lideranças locais.
Também participaram da atividade o diretor da FURG-SLS, Eduardo Vogelmann; a vice-diretora, Carmem Pacheco Porto; o professor Ivan Sestari, coordenador do curso de Licenciatura em Educação do Campo; o professor Antônio Guimarães Brito, do curso de Relações Internacionais; além da arquiteta Inara Huckembeck e do engenheiro João José Toralles Tavares, responsáveis pela IBH Construções, empresa responsável pelas obras.
Pela equipe da deputada Maria do Rosário, estiveram presentes o sócio parlamentar Alexssander Rönnau e os assessores Gilmar Vieira, Júlio Santana e Vinicius Manfron.