RECONHECIMENTO

FURG sobe posições em levantamento global em qualidade de instituições de ensino superior

Ao todo, seis universidades gaúchas figuram no ranking da CWUR

O Center for World University Ranking (CWUR), instituição que se dedica ao levantamento global sobre a qualidade de instituições de ensino superior, publicou na manhã desta segunda-feira, 26, o seu mais recente ranking, referente ao período 2021-2022. A FURG figura na lista e subiu seis posições na listagem global em relação à edição anterior, e agora ocupa o número 1.690 das quase 20 mil universidades analisadas. Quando o recorte é só o Brasil, a FURG subiu duas posições e foi indicada como 45ª no país. Isso significa que, de acordo com o levantamento, a universidade está no recorte das 10% melhores universidades do mundo.

O ranking avalia indicadores baseados na qualidade da educação (número de egressos que receberam prêmios de alto nível), a empregabilidade dos graduados (número de egressos que possuem posições de destaque em grandes empresas), a qualidade do corpo docente (número de professores que receberam prêmios de alto nível) e o desempenho em pesquisas (produção de pesquisa, publicações de alta qualidade, influência e citações).

Outras cinco instituições gaúchas aparecem no ranking: UFRGS (474ª), UFPel (930ª), UFSM (1026ª), PUC-RS (1419ª) e  IFRS (1528ª).

Ao todo, 52 universidades brasileiras aparecem no ranking, a maior parte delas, públicas. A melhor colocada é a Universidade de São Paulo (USP), que ocupa a 105 ª posição na listagem global, seguida pela Universidade de Campinas (Unicamp), 347ª. A melhor universidade federal do país, de acordo com o levantamento em questão é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 360ª posição. Se consideradas só as públicas federais, a FURG aparece na 29ª posição.