Volta às aulas

FURG se prepara para o início do primeiro semestre letivo de 2024

São esperados mais de 8 mil alunos a partir desta segunda, 4, para o início do calendário universitário

Nesta segunda-feira, 4, a FURG retoma suas atividades letivas para o ano de 2024, com o início do semestre 2024/1. O calendário universitário já está disponível no portal. Neste retorno, os estudantes encontrarão duas novidades nos ambientes da instituição, sendo elas as novas placas de identificação dos banheiros para pessoas cis, trans e não-binárias; e o atendimento prioritário nos Restaurantes Universitários, em conformidade com a LEI Nº 14.626, DE 19 DE JULHO DE 2023.

Neste momento de novas chegadas e de recomeço de jornadas, a reitoria da universidade parabeniza os calouros e calouras que ingressam na instituição. De acordo com o reitor, Danilo Giroldo, é de extrema importância que, especialmente neste momento, os acadêmicos possam desfrutar da universidade em toda a sua capacidade de troca, convívio e aprendizado. “Estamos imensamente felizes em retomar mais um ano letivo na FURG, e dessa forma, estendemos as boas-vindas aos estudantes que escolheram – e aos que continuam escolhendo -, a FURG como sua instituição formadora. Temos certeza - e não vamos medir esforços -, para que a comunidade universitária tenha uma jornada de excelência e muito exitosa, pautada no convívio e no crescimento pessoal. Aos que já estavam conosco, pedimos que apresentem a estrutura da FURG e auxiliem os ingressantes em sua chegada, para que, todos, possam desfrutar ao máximo a universidade”, detalhou o gestor.

Além do reitor, o pró-reitor em exercício da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Daniel Silveira, também manifestou seus votos aos estudantes. “A universidade está entusiasmada com o início das aulas e ansiosa para receber os estudantes para mais um ano letivo. Este é um momento emocionante para toda a comunidade acadêmica, pois representa não apenas o começo de novas jornadas de aprendizado, mas também a oportunidade de crescimento pessoal e profissional para os estudantes. A universidade está comprometida em oferecer um ambiente acolhedor e estimulante, onde os estudantes possam desenvolver todo o seu potencial e alcançar seus objetivos educacionais; estamos empolgados para compartilhar conhecimento, experiências e criar memórias inesquecíveis ao longo de 2024”, comentou o professor.

Primeiros passos

Para auxiliar a comunidade acadêmica neste momento de retomada, o portal FURG.br hospeda uma série de guias sobre a infraestrutura de serviços da universidade, e, para facilitar ainda mais o acesso à informação, a Secretaria de Comunicação preparou um um guia que compila as principais informações sobre o funcionamento da instituição. O material intitulado “Primeiros Passos", pode ser acessado clicando aqui. 

Placas nos banheiros e atendimento prioritário; entenda as novidades do ano

Pensado como um espaço para uso de todos, o banheiro reforça o propósito da universidade em oferecer um ambiente democrático, em que todas as pessoas, independentemente do gênero, possam exercer seu direito de escolha, usufruindo de conforto e comodidade com segurança. A colocação das placas nos banheiros de toda a universidade é uma ação institucional - coordenada pelo Gabinete da Reitoria e a Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (Caid), com apoio da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra) e da Diretoria de Arte e Cultura (DAC) - que foi pensada desde a criação do primeiro processo seletivo para pessoas trans.

A identificação das placas dos banheiros obedece a Resolução CND/LGBT nº 12 de 2015, artigo 6º, da Constituição Federal, que estabelece parâmetros para "a garantia das condições de acesso e permanência de pessoas travestis e transexuais - e todas aquelas que tenham sua identidade de gênero não reconhecida em diferentes espaços sociais - nos sistemas e instituições de ensino, formulando orientações quanto ao reconhecimento institucional da identidade de gênero e sua operacionalização".

O Atendimento Prioritário nos Restaurantes Universitários também se trata de uma adequação da universidade à legislação federal, esta, por sua vez, com base na LEI Nº 14.626, DE 19 DE JULHO DE 2023, que prevê a preferência no atendimento e na reserva de assentos para Pessoas com deficiência; Idosos a partir de 60 anos; Gestantes; Lactantes; Crianças de colo; Pessoas obesas; Autistas; Pessoas com mobilidade reduzida; Doadores de sangue.

Esta ação, de caráter permanente, se configura a partir do atendimento prioritário no caixa dos Restaurantes Universitários, bem como na forma de assentos reservados àqueles estudantes que integram os grupos acima mencionados; as mesas cedidas para este fim estão devidamente identificadas com adesivos informativos. O processo de adequação e monitoramento do cumprimento desta normativa é de responsabilidade do Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades específicas (PAENE), e, portanto, a preferência se estende também aos bolsistas de interação do ambiente universitário que oferecem apoio nas atividades realizadas pelos acadêmicos com deficiência e (ou) necessidades específicas nos diferentes ambientes da FURG.

Um ano de desafios

Considerando o cenário orçamentário vivido pelas universidades federais nos últimos anos, em especial o orçamento aprovado para a FURG em 2024, Giroldo ressalta a importância da comunidade acadêmica enquanto corpo sólido na luta por melhorias na educação superior nacional. “Pedimos compreensão aos estudantes, e que, também, somem conosco na defesa da Universidade Pública. Ainda vivemos uma crise orçamentária muito grave; são cerca de dez anos de redução orçamentária concomitante, e, atualmente, ainda não temos os patamares financeiros que garantam a operação da FURG em níveis adequados: este ano será, ainda, muito difícil”, refletiu o reitor.

Para saber mais sobre a situação orçamentária da FURG, os planos de contenção de despesas institucionais e os prognósticos de funcionamento neste contexto, acesse a matéria sobre o orçamento 2024 clicando aqui.