Com pesar, a FURG comunica o falecimento do professor Wellington Freire Machado, aos 37 anos, ocorrido na manhã desta sexta-feira, 11. Doutor em Letras e mestre em História da Literatura, Wellington realizou toda a sua formação dentro da FURG, acumulando uma série de vínculos importantes com a instituição, como a vice-direção do campus de Santa Vitória do Palmar e a direção do Centro de Ensino de Línguas Estrangeiras (Cele), na modalidade de Espanhol. Em razão da súbita passagem, as aulas no campus FURG-SVP foram suspensas pelo restante do dia.
“O Wellington foi, além de um colega, um amigo. Sempre muito alegre, carismático, empolgado, otimista, preocupado com os amigos, com os colegas, com a Universidade. Além de ser bastante comprometido, gostava de trabalhar no campus Santa Vitória do Palmar; ele dizia que era a paz para ele, algo que trazia uma paz interior”, destaca o professor Raphael Deboer, colega do Instituto de Letras e Artes (ILA), e seu amigo pessoal.
A professora do ILA e diretora do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic), Elaine Nogueira, acompanhou a trajetória do professor de perto; ministrou disciplinas para ele durante a graduação e, com o tempo, foram se aproximando cada vez mais. “Ele era um amigo muito querido. Sempre sorridente e acolhedor, era muito querido por todos. Um ser iluminado, alegre, carinhoso, um profissional dedicado, abraçava os desafios com muita competência. Deixa um legado de conhecimento, seriedade, respeito e amorosidade”, declara a professora.
“Ainda nesta semana estivemos juntos. O encontrei no Laboratório de Pesquisa em Turismo (Latur), em Santa Vitória do Palmar, com a professora Lígia. Em seguida, após as aulas, comemoramos o meu aniversário, rimos e discutimos projetos futuros. É assim que eu quero me lembrar do Wellington; ele é daqueles colegas que todo mundo gosta, todo mundo lembra pela felicidade, pela alegria, pelo comprometimento e pelo profissionalismo”, completa Raphael.
Trajetória
Em 2007, Wellington ingressou na graduação, e, de 2009 a 2010 atuou como estagiário no Instituto de Letras e Artes. Em seguida, exerceu atividades como professor substituto por duas temporadas no ILA, de 2014 a 2015, e de 2018 a 2019. Em 18 de novembro de 2019 assumiu como parte do quadro efetivo do Instituto, lotado no campus de Santa Vitória do Palmar.
Durante a sua trajetória como docente do ILA, Wellington foi: representante da FURG junto ao Conselho Municipal de Cultura de Santa Vitória do Palmar; coordenador adjunto do curso de especialização em Língua, Literatura e Ensino: teoria e prática – modalidade a distância de 2021 a 2022; desde março de 2025 ocupava a função de vice-diretor do campus de Santa Vitória do Palmar.
Wellington deixa o esposo, João Paulo, também servidor da FURG; a Universidade se solidariza com familiares e amigos neste momento de pesar e declara luto oficial.
Portaria de suspensão de atividades em SVP