MOSTRA DE CURSOS

FURG reúne mais de mil e trezentos alunos de ensino médio na 24ª Semana Aberta

Em edição histórica, 30 escolas de Rio Grande e região estiveram presentes em dois dias de evento

Photograph: Fernando Halal/Secom
A imagem mostra o interior de um prédio da universidade, com muitas pessoas circulando.

 Aconteceu nos dias 8 e 9 de outubro a 24ª edição da Semana Aberta da FURG, evento tradicional da universidade. A iniciativa tem o objetivo de abrir as portas da instituição para estudantes de ensino médio – com foco em alunos concluintes – proporcionando um espaço de conhecimento acerca das inúmeras possibilidades ofertadas pela FURG em termos de ensino, pesquisa e extensão. Ao todo, estiveram presentes no Pavilhão 3 do Campus Carreiros, 30 escolas, públicas e privadas, de Rio Grande e região.

O evento

De forma dinâmica, coordenadores de curso, estudantes e professores das unidades acadêmicas, durante o evento, apresentaram os cursos de graduação, projetos de pesquisa e extensão da FURG, dessa forma, assim apresentando as diversas possibilidades acadêmicas que a universidade pode oferecer. A atividade tem o intuito de, também, proporcionar um espaço para que estes alunos, concluintes do ensino médio, tirem suas dúvidas a respeito de questões referentes ao mercado de trabalho, ao cotidiano da profissão e à rotina universitária.

O evento é organizado pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Coordenação de Processos Seletivos (Coperse) em parceria com coordenadores de cursos e estudantes, chegando em 2019 a sua 24ª edição. Na oportunidade, pela primeira vez, foram convidados a participar da Semana Aberta órgãos da universidade que estabelecem relação direta com a comunidade acadêmica, como é o caso da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae); a Diretoria de Inovação Tecnológica (DIT), Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Innovatio); o Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (Ceamecim); a Secretaria de Educação à Distância (Sead); Sistema de Bibliotecas (SiB); o Núcleo de Estudos e Ações Inclusivas (Neai) e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi).

“A participação desses diversos setores da universidade que não apenas as unidades acadêmicas promovem uma visão ampla ao ingressante de tudo que ele pode desenvolver na FURG”, explica o coordenador da Coperse, Ricardo Giacobbo.

O molde da Semana Aberta também segue um padrão diferente de anos anteriores. Segundo o Pró-reitor de Graduação, Renato Duro Dias, em outras edições, o evento era realizado de forma mais dispersa, com os visitantes circulando e conhecendo as instalações do campus de forma livre. No entanto, aos olhos da organização, o modelo não surtia tanta eficácia, principalmente em questões de dinâmica. “Entendemos, portanto, que esse modelo, concentrando as apresentações nas salas e corredores de um pavilhão, torna a experiência mais integrada, rápida e direta”, pontua Renato.

A Dinâmica

Divididos por unidades acadêmicas, os cursos ocuparam as salas do pavilhão 3, do Campus Carreiros, apresentando suas atividades por meio de painéis e equipamentos utilizados em sala de aula. “Uma coisa que é muito interessante sobre esse evento é que, quem faz a maior parte do contato com os visitantes, explica as ações do curso, projetos e pesquisas são os próprios alunos, utilizando uma linguagem mais próxima desses possíveis ingressantes”, aponta e complementa o pró-reitor. “Muitos acadêmicos que estão apresentando seus cursos foram alunos das escolas que estão aqui, e também por isso há uma aproximação entre eles”.

Já para Mateus Bilaqui, estudante do 6º semestre de Direito da FURG, a possibilidade de apresentar as modalidades e o conteúdo geral de seu curso foi uma atividade empolgante e que o permitiu relembrar do encantamento que sentiu ao ingressar na graduação. “Com esse espaço temos a oportunidade de conversar com pessoas sobre como verdadeiramente funciona a universidade e o cotidiano da profissão que eles estão prestes a escolher”, coloca o docente.

O professor Marcelo Fonseca Xavier, da Escola de Química e Alimentos, que supervisionava a apresentação de alunos do curso de Engenharia Química, salientou que a Semana Aberta é um momento importante para a universidade e a comunidade externa. “É por meio desse espaço que podemos, mais facilmente, mostrar nosso trabalho e, principalmente, alguns equipamentos que possibilitam a execução de projetos de pesquisa para a comunidade externa”, comenta e conclui o docente. “Esses dois dias são dias de oportunidade. De sanar as dúvidas e, na hora de ingressar de fato na universidade, o fazer conscientemente e com naturalidade”.

Público

Em edição histórica, como ressaltou o Pró-reitor de Graduação, Renato Duro, a 24ª Semana Aberta reuniu mais de 1.300 estudantes do último ano do ensino médio de 30 escolas da região, incluindo cidades como São José do Norte, Pelotas, Bagé, Santa Vitória do Palmar e Mostardas, além da cidade do Rio Grande.

De acordo com a professora Jeane Hentschke, do colégio Silva Gama – uma das escolas visitantes -, esse tipo de ação encurta o distanciamento entre os alunos do ensino médio e a universidade, principalmente porque, durante o evento, muitos estudantes acabam encontrando ex-colegas nas apresentações e nos corredores da FURG. “Isso mostra para eles a possibilidade real de ocupar um espaço em uma universidade pública”. Afirma Jeane.

Ainda segundo a professora, em função de trabalhar em uma escola pública, seus alunos tem as mais diversas origens e pensamentos quanto à educação, “Trabalho com alunos com grandes ambições profissionais e também com alunos que acreditam que a universidade não é para eles”, pontua e conclui Jeane “Essa mistura de realidades dentro do contexto acadêmico é essencial para despertar o encantamento nesses estudantes, mostrando as inúmeras possibilidades da educação superior, junto com a vontade e a certeza de que eles também podem estar aqui dentro”.

Já na visão dos alunos concluintes, de acordo Maria Eduarda, 18 anos, a visita à universidade foi um momento para abrir os olhos. “Estou um pouco indecisa com o curso que eu tinha certeza, mas já estou pensando em outros”, conta a estudante de Automação Industrial do IFRS. Ela descreveu o passeio como “muito expansivo”.

Luiz Carlos, também de 18 anos, sabe desde criança que quer cursar Direito. Segundo ele, a FURG é a melhor opção para ficar perto de casa. O formando da Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas conheceu o Campus Carreiros pela primeira vez na Semana Aberta deste ano.

Pela manhã, após as apresentações, os visitantes realizaram um passeio guiado pelo Campus Carreiros até o Cidec-Sul, onde foram recepcionados com uma palestra sobre o método de ingresso na FURG, o sistema de cotas e as matrículas. Na oportunidade, a reitora Cleuza Maria Sobral Dias, em sua fala, manifestou o desejo de que todos os visitantes, em 2020, ocupem as salas de aula da universidade em um dos cursos de graduação ofertados. “Venham e nos ajudem a construir essa história. Hoje vocês estão aqui conhecendo esse espaço, que é de todos, e por isso é preciso que toda a sociedade ajude a cuidar e defender, para que a universidade continue sendo para todos e todas”, discursou a professora.

Em 2020, no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a FURG ofertará mais de 2.700 vagas para 62 cursos de graduação.

 

Gallery

Imagem mostra estudantes da universidade apresentando equipamentos de laboratório

De formDe forma dinâmica, comunidade acadêmica apresentou os cursos de graduação, projetos de pesquisa e extensão da FURG durante evento

Fernando Halal/Secom