Previsto pelo regimento da FURG como um importante espaço de participação e escuta da comunidade, o Conselho de Integração Universidade-Sociedade (CIUS) é um dos dispositivos da Universidade que atua em conjunto de agentes e autoridades civis em demandas diretas da cidade e da região. Na última quarta-feira, 9, a reitoria promoveu a primeira reunião do órgão desde 2015.
“Nós estamos retomando com empenho as atividades deste conselho, entendendo a sua importância e a necessidade de nos aproximarmos cada vez mais da sociedade, não só da cidade do Rio Grande, mas de todos os municípios em que FURG hoje tem campus”, destaca a reitora Suzane Gonçalves. Neste primeiro encontro, participaram representantes do 6º Batalhão Policial Militar da Polícia Civil; Corpo de Bombeiros; Prefeitura do Rio Grande; Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS); União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro); Refinaria de Petróleo Riograndense; Instituto Cultural Filhos de Aruanda; Fórum das Entidades Urbanas do Rio Grande do Sul; Conselho Regional de Medicina; e Congregação Regional da Metade Sul em Defesa das Religiões Afro Brasileiras.
Durante a ação, foram debatidos pontos do regimento do conselho, buscando atualizar o texto para o atual momento vivido pela região. O documento proveniente dessas discussões será analisado pelas entidades, para que, em maio, seja proposta uma nova reunião. Neste próximo encontro será estabelecido o novo regimento, garantindo o papel, os objetivos e o próprio funcionamento do CIUS.
“Este conselho é extremamente importante também, porque é a partir dele que se faz a indicação dos representantes da sociedade no conselho universitário da FURG, assim como no comitê de extensão e em outros órgãos da Universidade”, completa a reitora.
Mais sobre a reunião
Ainda segundo Suzane, outro tema da reunião foi uma breve apresentação da atual gestão e os novos pró-reitores, oportunidade em que os representantes da Universidade reafirmaram seu compromisso com a aproximação e o diálogo permanente junto à comunidade de todos os territórios em que a FURG está situada. Em seguida, os presentes teceram considerações não apenas sobre o regimento, mas também sobre importância dessa proximidade entre entidades da região.
Durante a sua fala, a tenente coronel Sulenir Abreu da Rosa destacou a grande relevância dessa aproximação da Universidade com a sociedade e relembrou o quanto a FURG contribuiu durante a enchente de 2024.
“Para nós da gestão da Universidade, retomar o CIUS é fundamental para que as ações institucionais se fortaleçam a partir das demandas da sociedade, uma vez que o papel social de uma universidade pública se dá, não apenas pela formação de profissionais com qualidade, mas também pelo compromisso na produção de conhecimentos que atendam o desenvolvimento social e regional, além de contribuir ativamente para soluções de problemas que estão hoje presentes na sociedade”, afirma e completa a reitora: “então, o CIUS é uma ponte. Ele é um espaço em que a gente consegue, de maneira mais efetiva, estar junto da sociedade, apresentando o que a Universidade constrói, mas ouvindo a comunidade para pensar também em novas ações, e, sobretudo, como que a instituição pode colaborar ainda mais com todos os territórios em que ela atua”.