RECONHECIMENTO

FURG recebe nota máxima durante processo de recredenciamento institucional

Universidade recebeu o conceito 5, destacando toda sua potencialidade e excelência perante o MEC

Photograph: Acervo

Consistindo na renovação do ato administrativo de credenciamento da universidade junto ao Ministério da Educação (MEC), o recredenciamento é uma das atividades mais importantes para o funcionamento regular de uma Instituição de Ensino Superior Federal no Brasil. Em 2023, a FURG concluiu o processo no final do mês de abril, quando passou pelo crivo dos avaliadores da pasta federal.

Recentemente foram divulgadas as notas das instituições que participaram do processo; a FURG conquistou a nota máxima: 5, marca histórica para a universidade.

De acordo com o reitor, Danilo Giroldo, este é o resultado de um esforço coletivo muito grande que moveu todas as unidades acadêmicas e administrativas, além de todos os segmentos da comunidade acadêmica: estudantes, técnicos-administrativos em educação e professores. “Este processo foi coordenado pela Pró-reitoria de Planejamento e Administração, junto com a Pró-reitoria de Graduação, a Diretoria de Avaliação Institucional e a Secretaria de Comunicação que fizeram todo planejamento e a organização do processo vinculado ao recredenciamento institucional”, explicou o gestor.

Ainda segundo Giroldo, este esforço coletivo fez com que a excelência da FURG pudesse transparecer aos avaliadores, levando a instituição ao conceito máximo da avaliação. “Este é um resultado histórico que coloca para a FURG o conceito que ela realmente merece por toda sua excelência em seus processos”, concluiu o gestor.

A importância do conceito máximo

Para o diretor de Avaliação Institucional, Luiz Eduardo Nery, no processo de avaliação das instituições de ensino superior realizado pelo MEC, a obtenção do conceito máximo por parte da FURG representa a sua excelência institucional em todas as dimensões analisadas, que são: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão e Infraestrutura.

“Esse resultado garante a autonomia da universidade, em todos os parâmetros sinalizados na LDB para os próximos 10 anos. Por meio dos nossos processos autoavaliativos, que estão em andamento, detectamos que há vários aspectos do funcionamento das nossas atividades que ainda podem melhorar, mas quando temos um processo de abrangência nacional de forma comparativa com outras universidades, como é o caso desse processo avaliativo do MEC, sabemos também que a FURG é merecedora do conceito máximo”, pontuou o diretor.

De acordo com Nery, durante o processo avaliativo, a FURG contou com a colaboração fundamental de inúmeros servidores e estudantes, tanto para a preparação dos documentos institucionais a serem analisados pelos avaliadores, como para a participação das reuniões de entrevistas e na apresentação da infraestrutura da instituição. “Foi uma conquista coletiva que faz jus e reconhece a capacidade da nossa universidade”, comentou o diretor.