A exposição tem como objetivo homenagear as mulheres matemáticas do corpo docente do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF), destacando não apenas suas trajetórias acadêmicas, mas também seus hobbies e interesses pessoais. A iniciativa foi organizada pelas estudantes de Matemática Aplicada Alana Baldez, Júlia Hammes e Marina Schenque, além da egressa do curso de Licenciatura em Matemática Aline Manuela Klein, sob a orientação das professoras Juliana Nunes, Bárbara Rodriguez e Raquel Nicolette.
O evento faz referência ao Dia Internacional da Matemática, celebrado no dia 12 de maio em homenagem a Maryam Mirzakhani, a primeira mulher a receber a Medalha Fields. A data costuma ser marcada por ações que destacam o trabalho de mulheres na área, mas, devido às enchentes que atingiram a região, a exposição precisou ser adiada.
A exibição também integra iniciativas promovidas por projetos que buscam ampliar a representatividade feminina nas ciências exatas, como o Comitê Temático Mulheres da Matemática Aplicada e Computacional da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada (Mulheres da Sbmac), o projeto Matemática e Estatística das Gurias (MaEs das Gurias) e o Gecet (Garotas nas Engenharias, Ciências Exatas e Tecnologias), da Universidade Estadual Paulista.
Estagiária em jornalismo, sob supervisão do jornalista Hiago Reisdoerfer.