A Universidade Federal do Rio Grande (FURG), representada pela Secretaria de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (Secaid), esteve presente na 2ª Reunião do Colégio de Gestores de Núcleos de Acessibilidade das Universidades Federais, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Conacessi/Andifes).
O evento foi sediado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), nos dias 15 e 16 de maio. A reunião foi precedida pelo 2º Seminário de Gestores de Núcleos de Acessibilidade das Universidades Federais, no dia 14.
Segundo a secretária Ana Furlong Antochevis, a participação da FURG neste evento foi fundamental para que a implantação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Secaid possa acontecer de forma alinhada às melhores práticas e acompanhando os debates nacionais das equipes que estão tratando o tema nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). "A tarefa de efetivação da acessibilidade e inclusão é um compromisso de toda a Universidade, mas a opção pela institucionalização do NAI junto à Secaid, prevista na Política de Acessibilidade e Inclusão da FURG, possibilita que seja conduzida uma gestão mais integrada das ações relacionadas ao tema, e amplia o escopo do público foco a ser atendido, o que vai garantir uma FURG mais equânime", ressalta.
Conforme a secretária, a Secaid tem realizado na FURG, ao longo desse ano, o mapeamento e articulação entre as diferentes ações e setores que têm estado envolvidos na tarefa de realizar a acessibilidade e inclusão na nossa Universidade.
A secretária explica que esta proposta vem de recomendação da Comissão de Acessibilidade e Inclusão para que a Secaid atuasse junto à Pro-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), e ao projeto de extensão Núcleo de Estudos e Ações Inclusiva (Neai). O objetivo é "estabelecer um melhor desenho nos fluxos das ações de acessibilidade na FURG, corrigindo uma vulnerabilidade percebida na pulverização pouco articulada entre as ações que vinham sendo realizadas por esses setores", detalha.
Sobre as discussões
No seminário, foram discutidas as possibilidades de uso do Cadastro Nacional da Pessoa com Deficiência no acesso às Ifes, e as perspectivas de avanço na adesão das Ifes a processos de avaliação biopsicossocial da deficiência, especialmente a partir do uso do Índice de Funcionalidade Brasileiro modificado (IFBRm).
Já na reunião, foram apresentados e discutidos programas e ações pertinentes ao tema da Acessibilidade e Inclusão nas Ifes, por representantes do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), da Diretoria de Políticas e Programa de Educação Superior (Dippes), vinculada à Secretaria de Educação Superior (Sesu), e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), ambos órgãos do Ministério da Educação.
No último dia da reunião, foram discutidas as repercussões da intersecção da pasta com a Política Nacional de Assistência Estudantilo (Pnaes), e analisados os parâmetros de distribuição de recursos do Programa Incluir. Foram também apresentados resultados de Grupos de Trabalho, com destaque para os que realizaram os levantamentos sobre as formas de implantação dos Núcleos de Acessibilidade e os modelos de uso dos recursos do Programa Incluir.