MAPEAMENTO

FURG lança levantamento de Coletivos Sociais Universitários

Inscrições estarão disponíveis até final de fevereiro

A partir do dia 7 de fevereiro de 2025, a Secretaria de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (Secaid) da FURG dará início a um levantamento dos coletivos sociais organizados que atuam na instituição. A iniciativa visa conhecer e mapear grupos que desenvolvem ações em pautas relacionadas a gênero, diversidades, interseccionalidade, acessibilidade e inclusão, além de temas afro-brasileiros, indígenas, saúde mental e enfrentamento ao assédio.

A demanda pelo levantamento foi identificada por Elina Oliveira, Técnica em Assuntos Educacionais e representante da Comissão de Assuntos Afro-brasileiros da Secaid. Durante um encontro com um dos coletivos estudantis, Elina foi questionada sobre a falta de um banco de dados sobre os coletivos existentes na Universidade. "Essa informação é de extrema importância para que esses coletivos possam ser acionados e contribuir na construção diária de uma universidade mais democrática e igualitária," afirmou a servidora.

“É de extrema importância a Secaid fazer esse mapeamento de coletivos universitários porque esses grupos desempenham um papel essencial para a universidade, tanto no âmbito social, cultural e político. Esse mapeamento fará com que mais pessoas conheçam os projetos e posteriormente possam fazer parte dos grupos. Além disso trará mais visibilidade aos coletivos que muitas vezes não são conhecidos pelos próprios alunos da universidade. Por fim, quando se faz um mapeamento e compartilha com outras pessoas estamos facilitando a inclusão, diversidade e a socialização dos alunos e da comunidade, como os grupos de extensão.” complementa Priscila Ferreira, representante do  projeto Quilombo Literário, localizado no campus SLS da FURG.

Para coletar os dados, a Secaid disponibilizará a partir desta sexta, 7, um formulário, disponível aqui, que os coletivos universitários da FURG podem preencher com informações sobre seu histórico, pautas, formas de organização e atuação. O objetivo é realizar um mapeamento que possibilite ampliar a aproximação com os grupos e fomentar uma escuta atenta às suas demandas e necessidades em relação às ações afirmativas, à inclusão e às diversidades na instituição. O formulário estará disponível até o dia 28 de fevereiro.

A Secaid conta com o apoio da comunidade acadêmica para a ampla participação e compartilhamento do levantamento, buscando obter um panorama completo e fidedigno da organização dos movimentos sociais na universidade. Esse é o primeiro passo de um processo contínuo de diálogo, que visa reforçar e consolidar a tradição de participação democrática da FURG.

*Estagiário sob supervisão do jornalista Fernando Halal