O documento preliminar da política foi elaborado pela Comissão de Acessibilidade e Inclusão, que faz parte da Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (Caid), sob a liderança da professora Simone Freire. A Comissão de Acessibilidade e Inclusão, coordenada pela professora Kamila Lockmann, teve a responsabilidade de construir a política. O grupo contou com a participação de professores, técnicos administrativos e estudantes da FURG, incluindo pessoas com e sem deficiência. Desde 2023, a comissão realizou diversas reuniões e encontros para discutir e elaborar o texto preliminar da política, que agora é submetido à consulta pública por meio do link: https://consultas.furg.br/1232.
A Política de Acessibilidade e Inclusão é direcionada a pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades e/ou superdotação, que integram a comunidade universitária da FURG. Além disso, pessoas que apresentem necessidades educacionais específicas, e não se enquadrem no público da Educação Especial, serão consideradas nas ações de acessibilidade que envolvem as dimensões pedagógica e curricular previstas pela política.
Essa iniciativa visa promover a inclusão e garantir a acessibilidade dentro da universidade, reforçando o compromisso com a diversidade e a igualdade de oportunidades. A participação da comunidade universitária é fundamental para o aperfeiçoamento da política, garantindo que ela atenda às necessidades de todas as pessoas.
*Estagiária de jornalismo sob supervisão do jornalista Fernando Halal.