EDUCAÇÃO

FURG integra Rede Gaúcha de Instituições Formadoras de Professores

Entre os objetivos da adesão, está criar um canal de comunicação com as redes e sistemas de ensino

Entendendo que a educação deve ser parte de um projeto de desenvolvimento do país e do Estado do Rio Grande do Sul, que a educação seja uma política de estado e não de governo, e que as reformas educacionais sejam construídas com os profissionais da educação e com a sociedade, a FURG aderiu à Rede Gaúcha de Instituições Formadoras de Professores.

O reitor Danilo Giroldo assinou a Carta de Adesão à Rede no último dia 10 de dezembro, indicando como representantes institucionais o diretor de Extensão da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), André Lemes, e o diretor pedagógico da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Daniel Silveira.

No dia 17 de dezembro, foi realizada a reunião de implantação da Rede entre as instituições de ensino superior, públicas e comunitárias, formadoras de professores para a educação do Estado do Rio Grande do Sul. Participaram da implantação representantes das instituições de ensino superior e entidades, tais como: Aesufope, Anfope RS, Faccat, IFRS, Uergs, UFN, UFPel, Ufrgs, UFSM, Unipampa, Univates, URI, Universidade Feevale e Universidade La Salle.

O professor Sérgio Franco, presidente da Associação de Escolas Superiores de Formação de Profissionais do Ensino (Aesufope) e integrante da Rede, comenta que "a constituição da Rede Gaúcha parte da certeza de que não se pode mais pensar a formação de professores apenas como o somatório de processos isolados. É preciso ser pensado em conjunto e pensado prospectivamente. Se não cuidarmos bem do futuro da educação e da formação dos professores, nós não teremos futuro".

A Rede tem por objetivos articular as instituições que atuam na formação de professores; fazer frente ao que se anuncia com relação à formação continuada: a atuação de fundações privadas, sem vínculo com as redes de ensino; constituir um processo articulado de formação inicial e continuada, ouvindo as necessidades das escolas e das redes de ensino; propor um plano de longo prazo de formação inicial de professores, com estratégias de atuação das diferentes instituições em articulação com as redes de ensino, de modo a permitir a formação de quadros para o magistério da educação básica numa perspectiva de futuro; e criar um canal de comunicação do conjunto das instituições com as redes e sistemas de ensino.