FAÇA BONITO

FURG integra programação municipal do Mês da Proteção

Atividades são voltadas ao combate da violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes

Alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a data marco de 18 de maio abriga uma série de ações, em diferentes níveis, para a conscientização e o debate do tema. Em Rio Grande, a Prefeitura Municipal promove o Mês da Proteção, com participação da FURG e de diversos parceiros para pensar e executar uma programação de atividades que se estende ao longo de todo mês.

O dia 18 de maio é relacionado ao crime ocorrido em 1973, em Vitória (ES). Na data, uma menina de oito anos, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada e seus agressores nunca foram punidos. Desde 2000, a Lei 9.970 instituiu o 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Além das atividades do município, a FURG organizou uma série de ações para debater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, elaboradas pelas ações de ensino, pesquisa e extensão de diversos setores da universidade que possuem projetos voltados ao tema. A programação, disponível ao final do texto, reúne lives e disponibilização de materiais informativos.

Com apoio da Diretoria de Extensão (Diex), participam da ação o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic), o Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua (CEP-Rua), o Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (Cenpre), a Diretoria de Arte e Cultura (DAC), o Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) e o Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef).

Programação

Na sexta-feira, 7, às 14h, aconteceu a abertura oficial do Mês da Proteção. O evento contou com a presença do reitor da FURG, Danilo Giroldo, e foi transmitido pela página da prefeitura no Facebook.

A ação “Falar é preciso!”, com dicas de materiais que possam ser utilizados por pais e educadores em momentos de conversas com as crianças, será apresentada todas as segundas-feiras de maio, a partir do dia 10, na página da DAC no Facebook.

O projeto Direitos Sociais de Mulheres e Meninas, do Caic, divulgará nas terças e quintas-feiras de maio, com início no dia 11, vídeos e cards que dão visibilidade aos direitos sociais de meninas.

No dia 18, o CEP-Rua fará o lançamento do vídeo “Às vezes o perigo mora dentro de casa: como proteger crianças e adolescentes na pandemia?”, produzido pelo centro, no Facebook.

O canal da FURG no YouTube recebe, no dia 19 de maio, às 18h, a live que contará com a participação das professoras Martha Narvaz (UERGS) e Maria Angela Yunes (Universidade Salgado de Oliveira) para discutir a importância de promover uma educação para a sexualidade na escola, visando minimizar/reduzir as violências.

No dia 26, o Imef promove uma live para debater sobre meninas e mulheres na ciência. O encontro acontece às 19h no canal da FURG no YouTube.

O CEP-Rua realiza, em 28 de maio, no canal da FURG no YouTube, o lançamento virtual do minicurso #juntossomosproteção, com a fundadora do centro na UFRGS, a professora Sílvia Koller, que abordará a importância de quebrar o silêncio que ronda as situações de violência contra crianças e adolescentes.

Ao longo do mês, também serão realizadas atividades permanentes que visam o combate da violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes:

O Cenpre realizará a produção e divulgação de materiais educativos virtuais sobre os problemas relacionados ao uso de drogas e sua relação com a violência, além da divulgação das ações do Mês da Proteção em seu site.

Na página do CEP-Rua no Facebook, serão divulgados materiais com os temas: “O que é violência sexual?”, “Por que falar sobre violência sexual contra crianças e adolescentes?”, “Como agir ao tomar conhecimento ou suspeitar de um abuso?”, “Quem são as vítimas?”, “Onde ocorre a violência sexual e quem são os abusadores?”.

O Gese realizará divulgação de materiais informativos com informações sobre como denunciar, indícios de violência e importância do debate na escola na página do grupo de pesquisa no Facebook

 

Programação - Lançamentos

Programação - Momento Conversas

Programação - Interação e Presenças Virtuais