NOVIDADE

FURG FM retoma sua grade de programação

Emissora vive um novo momento voltado para a fruição sonora no digital

A partir desta segunda-feira, 17, a FURG FM vive um novo momento na sua história com a retomada da sua grade de programação, voltada para a fruição sonora no digital. A emissora pode ser ouvida neste link ou pelo RadiosNet, disponível nas lojas de aplicativo. Segundo o Técnico Administrativo em Educação (TAE) Fábio Soares, responsável pela programação da rádio, a retomada visa manter os espaços que já eram tradicionais, com faixas e características da programação musical, além da volta de programas que têm uma longa história na rádio.

“Nós temos essa característica um pouco mais musical em termos da parte educativa da rádio. Tirando isso, temos a parte informativa através do FM Café, mas no geral o restante dos programas é mais em torno da cultura musical”, explica o servidor.

Por falar no FM Café, o principal produto da FURG FM, estreou no mês passado uma nova temporada, com transmissões ao vivo de segunda a sexta-feira, a partir das 13h. A edição da última sexta-feira, 14, abordou justamente sobre a nova grade de programação da rádio, e contou com um formato híbrido: participantes no estúdio e outros de maneira remota.

Parcerias


Ainda conforme Soares, a FURG FM está trazendo programas novos, frutos de parcerias com outras rádios universitárias. Um exemplo disso é a retransmissão do programa Folhetim, produzido pelo departamento de jornalismo da Rádio da Universidade (UFRGS). O Folhetim traz entrevistas com escritores, sobre as suas obras e trajetórias. A atração será exibida na rádio da FURG todos os sábados às 17h, com reprise nas segundas, às 20h.

O programa Musicaos, projeto de extensão do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é outro que será exibido na FURG FM, aos domingos às 22h. A coordenação do programa é do professor de música da referida universidade, José Estevam Gava. A cada edição, há um tema diferente, mesclando informações e músicas e não há um critério editorial, podendo inclusive executar uma música mais longa ou transmitir somente músicas com instrumentos de percussão, por exemplo. Originalmente, a atração é transmitida pela emissora de rádio Uni FM, vinculada à UFPR.

Por fim, outra novidade é o podcast “Introvertendo – Autismo por Autistas”, que surgiu em 2018 por iniciativa de estudantes autistas da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. O Introvertendo discute sobre o Transtorno do Espectro Autista (TAE), inclusão, cultura, saúde mental e cidadania com a participação plena de autistas. O podcast será exibido na FURG FM aos sábados às 18h.

Retorno de programas clássicos

- Paralelo 30: Com formato diário, o programa retornou nesta segunda-feira, 17, na FURG FM, e é exibido de segunda a sexta-feira, às 11h. A atração surgiu de um projeto coletivo gestado pela Associação do Pessoal Técnico Administrativo da FURG (Aptafurg). Desde sua fundação em 1985, a Aptafurg se mostrou como um sindicato combativo, que além de promover articulações com outros sindicatos, sempre atuou junto aos movimentos sociais presentes em nossa sociedade.

Com esse mesmo viés, constituiu-se no ano de 2008 o Paralelo 30, um programa radiofônico de variedades, que procura interpretar e problematizar a vida contemporânea a partir de uma pluralidade de vozes. O programa foge do viés dos meios de comunicação ditos "tradicionais", que apresentam uma visão hegemônica da comunicação e dos fatos, apoiados quase sempre nos interesses do capital financeiro. O Paralelo 30 tem, por sua vez, a intenção de ecoar a voz e garantir espaço para os movimentos sociais e aqueles que não encontram representatividade no jornalismo corporativo da grande mídia. Com o slogan "um espaço para debater e expressar opiniões", o programa vem há 15 anos dialogando com a comunidade, a partir de seus anseios e lutas, e dando visibilidade para aqueles movimentos e minorias que buscam defender suas pautas e firmar seus direitos, identidades e culturas em uma sociedade por muitas vezes hostil e indiferente às diferenças.

Segundo um dos produtores e apresentadores do Paralelo 30, Rafael Vianna, o retorno à FURG FM permite que grupos e movimentos sociais possam dialogar sobre suas pautas dentro dos muros da universidade, constituindo-se como um espaço acolhedor e de resistência. “O programa assim, ao repercutir e ecoar essas vozes, segue os ideais democráticos sócio referenciados que a própria universidade busca promover”, complementa.

A atração não é exibida na FURG FM desde a pandemia, mas seguiu sendo realizada em formato de lives no canal do Youtube: @Paralelo 30 AptaFURG.

- Pluriverso: O programa retorna ao ar na terça-feira, 18 às 17h, após quatro anos desde a sua última transmissão. Foi criado em 2017, a partir de um projeto de extensão coordenado pelo professor Cristiano Ruiz Engelke, da área de sociologia do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (Ichi). A reestreia do programa abordará a temática da ditadura militar e a anistia, desde antigamente até os tempos atuais, relatando os reflexos deste período histórico na sociedade. Participarão da atração o professor Carlos Artur Gallo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no estúdio e, por telefone, a professora Ana Maria Ramos Estevão (Unifesp).

Historicamente, o Pluriverso tem contado com a participação de especialistas em diferentes áreas para debaterem sobre temas como política, economia, educação, meio ambiente, entre outros. O formato da atração nesta quarta temporada segue o mesmo de 2019: ao vivo e com 1h de duração, dividido em dois blocos, sempre abrindo com uma música alusiva à temática da edição, seguido de uma entrevista, e outra canção no intervalo, finalizando com outra entrevista.

Segundo o produtor e apresentador do programa, Cristiano Engelke, a atração tem como objetivo aproximar a sociologia da comunidade e vice-versa, discutindo questões que afetam diretamente a sociedade em que vivemos, sendo um espaço de abordagem acessível e interessante para o público em geral.

Para quem quiser saber mais informações, assista às primeiras temporadas do Pluriverso, disponíveis na plataforma Spotify, neste link. Também há um perfil nas redes sociais Instagram e Facebook.

- Expresso da Música: O programa tem cerca de 10 anos, e não possui um estilo musical fixo, como o próprio nome indica. A essência do programa é o rock, mas não há problema em tocar outros ritmos como o samba, MPB, tango clássico ou eletrônico, valsa, música clássica, música caipira ou tradicionalista. Segundo o produtor e apresentador, professor Osmar Olinto Möller, a produção é livre e pode ser dele ou de convidados, bem como os ritmos podem se misturar.

“O que me norteia continua sendo um programa da BBC que escutei quando vivia na Inglaterra e que me inspirou para ser um dos criadores do Programa Metamorfose junto com os professores da FURG Tabajara Almeida, Sérginho Pryzibilski e Maurice Halal. Na BBC 1, a cada domingo, 18h, por 2h o apresentador e produtor tinha uma ideia ou um tema diferente. No Metamorfose tínhamos 2h, mas no Expresso meu limite fica na metade”, explica ele.

Geralmente, se escolhe um tema ou ritmo e este é coberto por um ou dois programas, normalmente com 12 músicas e textos de apresentação. “O tema são sobre pessoas, ritmos assuntos. No Metamorfose produzi um sobre o tempo cronológico e recheei com poesias sobre o mesmo assunto. Fiz programas sobre as músicas dos bares de Rio Grande. Ou sobre autores/ cantores como o Luiz Melodia”, finaliza o professor. Somado aos anos dedicados ao Programa Metamorfose,  antecessor do Expresso da Música, o professor Osmar reúne 30 anos dedicados à FURG FM.

A última transmissão foi no final de 2019, e agora, a atração retorna todos os domingos às 18h, a partir do dia 23.

- Notas de Expressão: O programa retorna em 2023 aos domingos, às 20h, gravado e com 1h de duração. A atração começou a ser exibida na FURG FM em meados dos anos 2000 e só deixou de ser veiculada em dezembro de 2019. A ideia do programa segue a mesma: música erudita clássica comentada pelo apresentador e produtor, professor Jaime John. Conforme ele, o gênero musical é atemporal e sempre permanece digno de apreciação, constituindo-se como música de valor cultural, que é no entendimento dele um objeto primordial de uma rádio cultural.

De acordo com o professor, o nome do programa ajuda a entender o contexto do mesmo: “Notas significam notas musicais, mas também podem significar apontamentos, observações. E expressão pode significar ao mesmo tempo ênfase, entonação ou manifestação de um pensamento. Logo, em datas comemorativas, como por exemplo, a de nascimento do músico Johann Sebastian Bach, a atração realiza sempre uma edição especial com alguma música clássica do artista, e comentários sobre o contexto que ela está inserida, bem como uma história sobre o mesmo.

- 3 Gerações: O programa retorna com a sua terceira temporada na FURG FM no próximo sábado, 22, às 22h, e tem como proposta acompanhar artistas na linha do tempo. São tocadas três faixas de algum artista ou banda. A primeira faixa pega o início da carreira; a segunda, o meio da carreira, e a terceira vai ser uma mais recente. Assim, a ideia é notar os contrastes evolutivos do artista ou banda em questão. Segundo o produtor e apresentador, o TAE Rick Soares, a importância do programa diz respeito a mostrar ao público que alguns artistas que tiveram uma carreira mais consagrada no passado tiveram longevidade.

“É um programa muito eclético que aborda a música de um jeito peculiar e inteligente e nesta edição vamos falar menos e colocar mais música. Deixaremos a música falar por si só!”, destaca Soares.