INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

FURG está entre as 11 instituições credenciadas pela Embrapii

Credenciamento se constitui como oportunidade ao desenvolvimento regional e qualificação na formação acadêmica

A FURG está entre as 11 instituições públicas federais de ensino credenciadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). As novas unidades foram credenciadas com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e os grupos de pesquisadores das instituições terão disponíveis cerca de R$ 30 milhões para investir em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) para atender demandas do setor industrial.

Danúbia Espíndola, diretora de Inovação Tecnológica da FURG explica como se deu o credenciamento da universidade, “a Diretoria de Inovação Tecnológica e a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação realizaram uma chamada interna para toda a universidade apresentar seus projetos para o credenciamento. A partir da melhor proposta, foi elaborada e encaminhada a proposta institucional, que obteve esse resultado positivo, em um processo extremamente competitivo”. Sobre a Embrapii, Danúbia acrescenta que a empresa se caracteriza como uma organização social, servindo como grande agente catalisador da tríplice hélice universidade, empresa e governo.

Através do grupo de pesquisa em Automação e Robótica Inteligente (Nautec) do Centro de Ciências Computacionais (C3), as linhas de pesquisas contempladas, na área de Robótica Inteligente, serão: Ciência de Dados, Geoinformação e Robótica e Automação. De acordo com a diretora do C3, Sílvia Botelho, “ao recebermos o credenciamento passamos a fazer parte de um grupo seleto de universidades e institutos com reconhecida excelência acadêmica e como instituição inovadora na promoção de P&D para indústria no Brasil com agilidade, eficiência e qualidade”.

O Nautec/C3 juntamente com alguns professores de outros grupos da FURG coordenou a submissão da proposta a Embrapii junto ao Centro de Inovação em Robótica e Ciência de Dados, vinculado ao Parque Tecnológico Oceantec (iTec/Oceantec) . Para Sílvia o credenciamento “permitirá receber o apoio da Embrapii para a pesquisa tecnológica realizada no grupo e, desta forma, fomentar a inovação na indústria brasileira”.

A diretora do C3 explica que a empresa realizará o papel de reconhecer oportunidades de exploração de possíveis sinergias entre o grupo e empresas industriais, em prol do fortalecimento da capacidade de inovação da sociedade brasileira. “Receberemos apoio as áreas associadas à Robótica Inteligente, mais precisamente à Ciência de Dados, Robótica e Automação e Geoinformação, com o objetivo de realizarmos projetos de desenvolvimento de pesquisa tecnológica para inovação, em cooperação com empresas, especialmente àquelas vinculadas ao Ecossistema Costeiro e Oceânico do setor” e complementa ressaltando a importância deste credenciamento, não só para FURG, mas também para o desenvolvimento da cidade e região e na formação dos estudantes, “particularmente em nossa região, a presença de uma unidade Embrapii se constituirá em um importante vetor de desenvolvimento endógeno baseado no conhecimento capaz de promover excelentes oportunidades de emprego e renda para Rio Grande e região. Novas oportunidades para os nossos estudantes em engenharia e sistemas de informação surgirão tanto em termos de estágio, como postos de trabalho e demandas por empreender”.

Para o diretor do Oceantec - Parque Científico e Tecnológico da FURG, Artur Gibbon, ter essa unidade Embrapii é uma grande conquista para FURG e para o Oceantec, “obter esse credenciamento não é fácil, e isso se deve a competência do trabalho realizado diariamente pelo C3. Para o Oceantec isso estabelece um novo parâmetro de qualidade, pois junto com o Centro de Inovação de Ciências de Dados, Robótica e Automação (Itec), ter a unidade Embrapii nessas áreas vai nos aproximar ainda mais do setor produtivo, não só de Rio Grande, mas de toda a região e do país. Vai colocar o Oceantec em outro patamar de interação universidade/empresa, que é o que caracteriza a existência do Parque na FURG. E com a Embrapii damos um passo importante e fundamental para essa relação”.

Para o vice-reitor, Danilo Giroldo, o credenciamento da FURG à Embrapii é um marco importante para as atividades de inovação na universidade e para o território. A proposta tem foco nos gargalos tecnológicos comuns às empresas industriais vinculadas aos ecossistemas costeiros e oceânicos, notadamente àquelas instaladas em complexos portuário-industriais, mas não exclusivamente, o que confere a esta unidade Embrapii um forte viés de desenvolvimento territorial, seja na região de Rio Grande ou qualquer outra com as mesmas características no Brasil. “A Embrapii promove os mais eficientes mecanismos de aproximação e co-participação entre empresas e instituições de pesquisa nos processos de inovação e desenvolvimento tecnológico no Brasil. O credenciamento da FURG reflete tanto a excelência e maturidade do grupo proponente, como da própria instituição e as suas estruturas previstas na Política de Inovação e Tecnociência Solidária”.

 

 

Gallery

Parque Tecnológico Oceantec (iTec/Oceantec)

Divulgação