A FURG é uma das oito universidades apoiadoras do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria para Diretores Escolares, uma iniciativa que faz parte do Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec), do Ministério da Educação (MEC), e oferece mais de 3 mil vagas para todas as unidades da federação. A aula magna será realizada nesta terça-feira, 18, ao vivo, a partir das 15h, no canal do MEC no YouTube.
A distribuição das vagas se dá por meio da pré-seleção dos profissionais realizada pelo próprio MEC junto às secretarias estaduais e municipais de educação dos municípios envolvidos. Os diretores escolares e técnicos selecionados para a primeira turma de 2025 e que prestarão o curso através da FURG, devem confirmar sua inscrição até o dia 5 de abril no Sistema de Inscrições da universidade.
O curso realizado pelo MEC por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB) contará com uma carga horária de 210 horas, distribuídas ao longo de 20 semanas, com aulas síncronas e atividades assíncronas realizadas em ambiente virtual de aprendizagem. A condução do curso será feita pela FURG e outras sete universidades federais, de diferentes regiões: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Universidade Federal Fluminense (UFF); Universidade Federal de Goiás (UFG); Universidade Federal do Piauí (UFPI); Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); Universidade Federal do Paraná (UFPR); e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Organizado em dez salas de aprendizagem, o Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares abordará diferentes temáticas fundamentais para a gestão escolar, tais como:
- - Mentoria de diretores escolares: perspectivas teórico-metodológicas;
- - A relação com o saber e o aprender acadêmico, prático e relacional;
- - Escola conectada e cidadania digital;
- - Relações intra e interpessoais: comunicações no ambiente escolar;
- - Violências e contextos sociais e escolares;
- - Projeto político-pedagógico e gestão escolar;
- - Gestão escolar no processo de alfabetização e na recomposição de aprendizagens;
- - Educação integral: tempos e espaços na escola;
- - Gestão administrativa e financeira da escola;
- - Perfil do diretor: liderança e organização escolar.
Proditec
O Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação, instituído pela Portaria nº 481, de 15 de maio de 2024, tem como objetivo promover a educação continuada desses profissionais e aprimorar os processos de gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas, além de proporcionar troca de experiências, vivências e aprendizados.
Em 2024, o MEC investiu mais de R$ 10 milhões na formação de diretores escolares e técnicos das secretarias de educação e realizou uma edição do curso em outubro de 2024. Para 2025, está prevista a expansão do programa, com a participação de mais 30 universidades federais e a oferta de mais de 15 mil vagas, com investimentos superiores a R$ 30 milhões.
*Estagiária sob supervisão do jornalista Fernando Halal.