INTEGRAÇÃO

FURG e UFPel promovem primeiro encontro de reitoras e vice-reitoras da Andifes Sul

Iniciativa visa debater políticas voltadas às mulheres e o combate à violência de gênero nas instituições

Photograph: Divulgação

Nesta segunda e terça-feira, 26 e 27, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sedia o primeiro encontro de reitoras e vice-reitoras da Associação de Dirigentes das Instituições de Ensino Superior Federais (Andifes) Região Sul. A ação é fruto de uma parceria entre a universidade pelotense e a FURG, por meio das reitoras Suzane Gonçalves e Úrsula Rosa da Silva. Na oportunidade, foram debatidas políticas voltadas às mulheres, assim como formas de combater a violência de gênero no ambiente acadêmico.

De acordo com Suzane, o encontro marca um importante momento de articulação e fortalecimento da liderança feminina no âmbito das universidades federais da região sul, “sob a perspectiva da equidade de gênero, da construção coletiva e do compromisso com uma gestão inclusiva e democrática, comprometida com o combate a todos os tipos de violência”, detalha a reitora. A iniciativa surge da consciência de que, apesar dos avanços, as mulheres ainda enfrentam uma série de desafios na ocupação de espaços de liderança.

Na manhã desta segunda-feira, 26, o grupo realizou a primeira reunião do GT de trabalho para abrir a discussão sobre o tema. No período da tarde aconteceu a mesa de abertura oficial do evento, com a participação de Glòria Jové, da Universidad de Lleida – Espanha. O dia encerrou com uma mesa de palestras com Fernanda Staniscuaski, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Cláudia Lima, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Suzane esteve acompanhada pela secretária de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades da FURG, Ana Furlong; e da ouvidora da Universidade, Karina Molina. Na ocasião, as gestoras apresentaram algumas políticas voltadas às mulheres na instituição, bem como ações de enfrentamento às violências que já estão em desenvolvimento na FURG.  

“Mais do que um evento institucional, vivemos neste momento um espaço de escuta ativa, construção coletiva e fortalecimento das redes de apoio entre mulheres que ocupam espaços historicamente masculinos. Compartilhar nossas experiências, conquistas e desafios permitiu a reflexão profunda sobre o que queremos enquanto gestão e onde queremos chegar”, explica Suzane.

Nesta terça-feira, 27, a programação envolve dois turnos de visitação aos campi da UFPel e da FURG, para apresentar às gestoras a capacidade instalada das duas universidades, bem como projetos e ações alinhados aos temas debatidos durante o evento.

Para a reitora da UFPel, a oportunidade destaca o fortalecimento de uma cooperação interinstitucional entre lideranças geograficamente próximas e que, com a devida estrutura e construção, podem criar laços profundos de colaboração. “Queremos buscar alternativas para o fortalecimento de políticas de combate ao assédio, ao machismo e ao racismo, e, também, ampliar ações afirmativas para o acolhimento de mulheres e mães”, relata Úrsula.

A ação aconteceu junto ao 8º Simpósio Internacional de Gênero, Arte e Memória (Sigam), cujo tema é “Mulheres Inscrevem: poéticas feministas no mundo”. O evento destaca artistas, professoras e pesquisadoras na intenção de fomentar e difundir pioneirismos de mulheres em produções artísticas no meio cultural, acadêmico e social.