PRESERVAÇÃO

FURG e Innovar divulgam redes sociais para projeto de implementação de museu junto a Nova Reinghantz

Acervo compila registros que recordam história dos trabalhadores da antiga fábrica

Abrigando a semana dos museus, maio é considerado o mês em que as questões voltadas para o debate acerca dos museus no país tomam maior proporção e destaque. Dessa forma, a FURG, em parceria com a Innovar Participações e Incorporações Ltda. divulga, de forma oficial, as redes sociais do complexo a ser construído junto à Nova Rheingantz. A iniciativa faz parte da construção do plano museológico, o qual contempla uma série de questões que antecedem a efetiva construção do espaço.

“O plano museológico é uma das etapas que precede a captação de recursos para a criação de um museu, momento no qual representantes das instituições envolvidas formam um grupo de trabalho para viabilizar a estrutura do complexo a ser projetado”, explica o pró-reitor de extensão e cultura da FURG, Daniel Prado. De acordo com o gestor, uma das etapas deste plano é o diálogo com a comunidade externa, propriamente dito, no qual a proposta é apresentada e debatida.

Segundo Prado, a maneira pela qual optou-se realizar essa aproximação com a comunidade, levando em consideração o contexto pandêmico atual, foi por meio das redes sociais. “Estamos inaugurando um instagram e um facebook, os quais vão condensar, ao longo do tempo, as propostas para a construção do museu”, destaca o pró-reitor. A iniciativa trará foco sobre os trabalhadores e trabalhadoras da antiga fábrica Rheingantz, compilando o acervo de registros, maquinário e memorabilia pertencentes à história do local, e, por consequência, da cidade do Rio Grande. “Nossa proposta é levar essa interação da maneira mais próxima possível, como uma grande conversa, usando enquetes e outras ferramentas disponíveis nesses espaços virtuais”, completa o professor.

Sobre o projeto

Vislumbrando a retomada de uma narrativa de reflexão crítica sobre o trabalho, a ideia do projeto é que o museu não seja apenas um lugar para armazenar curiosidades, mas sim, que tenha uma linha de reflexão que proporcione refletir sobre o trabalho em Rio Grande, na perspectiva dos artefatos da fábrica. “O nome provisório que estamos usando é Museu da Memória do Trabalho Rheingantz, mas este é outro fator que também queremos levar em discussão com a comunidade”, conclui Daniel Prado.