PRESTAÇÃO DE CONTAS

FURG divulga Relato Integrado 2020

Documento tem como objetivo divulgar de forma transparente os recursos aplicados

Divulgado anualmente pela FURG, o Relato Integrado tem a finalidade de demonstrar, de forma clara e objetiva para a comunidade acadêmica e geral, informações sobre a aplicação dos recursos na universidade, bem como prestar contas aos órgãos de controle para fins de transparência. O documento demonstra o que a FURG realizou durante o ano de 2020, através de imagens, gráficos, quadros e textos de fácil leitura e compreensão.

O Relato Integrado 2020 está disponível aqui.

Nos últimos anos o Tribunal de Contas da União (TCU) tem modificado a forma de apresentação da prestação de contas, tornando-a mais objetiva e acessível. Nesse sentido, em 2020, foi criada a página “Transparência e Prestação de Contas” que traz informações ligadas ao planejamento, gestão e governança, o Relatório de Gestão, as Demonstrações Contábeis e o Rol de Responsáveis.

Novidades e desafios

De acordo com a diretora de Planejamento Jozeneidi Costa Machado, da Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Proplad), por solicitação do TCU, esse foi o primeiro ano em que o processo de prestação de contas da FURG não precisou ser enviado via sistema. Através da IN 084/2020 do TCU foi exigido que o Relato fosse disponibilizado junto com diversos outros documentos no portal oficial da universidade na página “Transparência e Prestação de Contas”.

“O grande desafio que tivemos nesse ano foi a construção da página que exigiu esforços conjuntos da Coordenação de Planejamento e da Secretaria de Comunicação da FURG (Secom) para que todas as informações exigidas fossem divulgadas no período determinado pelo TCU’, ressalta a responsável pela Diretoria de Planejamento (Diplan).

Resultados de um ano de pandemia

Mesmo que 2020 tenha sido um ano atípico, as ações relatadas demonstraram a capacidade e excelência da universidade. Apesar da dificuldade do ensino e trabalho remotos, todas as atividades acadêmicas e administrativas foram mantidas, assim como o papel social da FURG demonstrado no desenvolvimento de ações no combate à pandemia e na elaboração de editais de inclusão digital para estudantes em vulnerabilidade social.

A comissão

O grupo de representantes que formou a comissão de elaboração do Relato Integrado 2020 contou com participação das Pró-reitorias de Graduação (Prograd), de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), de Extensão e Cultura (Proexc), de Assuntos Estudantis (Prae), de Gestão de Pessoas (Progep), de Planejamento e Infraestrutura (Proinfra), da Diretoria de Avaliação Institucional (DAI), Gabinete, Secretaria de Comunicação (Secom) e Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG/Ebserh); contando, ainda, com a coordenação da Diplan.

“O comprometimento da comissão foi determinante na qualidade do documento ainda mais nesse período pandêmico quando as medidas de distanciamento social e trabalho remoto dificultam a interlocução com as unidades”, finaliza Jozeneidi Machado.