Considerando a importância e a atuação de grande impacto que o Comitê de Avaliação e Prognóstico de Eventos Extremos da FURG teve desde a sua instalação em novembro de 2023, a Universidade está preparando uma expansão técnica para o grupo, que passará a contar com pesquisadores da área da saúde, da educação ambiental, das ciências biológicas, da engenharia e do direito. A decisão partiu da nova administração da instituição e visa diversificar o escopo de trabalho.
De acordo com um dos coordenadores do comitê, Eder Leandro Bayer Maier – professor do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) - a equipe passará a trabalhar com questões que vão além daquelas apenas relacionadas com as ciências exatas e da terra. “Estamos expandindo nossa atuação para além da parte de meteorologia, climatologia e hidrografia, agora pensando, avaliando e entendendo cada vez mais a relação de impacto desses elementos com os humanos, por meio do sistema ambiental como um todo”, explica o docente.
Segundo o vice-reitor, Ednei Primel, a decisão é uma forma de transversalizar ainda mais o comitê para além das previsões meteorológicas e climáticas. “Este movimento garante ao grupo a possibilidade de atuar em outras frentes tão importantes dentro do tema das mudanças climáticas”, conclui o gestor.
Prognóstico para os próximos dias
Nesta segunda-feira, 7 de abril, a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para a região da Lagoa dos Patos e Litoral Sul devido à instabilidade na região, indicando a possibilidade de um evento meteorológico severo.
De acordo com informações do comitê, essa área de instabilidade está associada à formação de um centro de baixa pressão. Os prognósticos indicam que, entre a madrugada desta terça-feira, 8, até a manhã de quarta-feira, 9, há possibilidade de ventos moderados a fortes, com rajadas de 50 a 70 km/h, além de precipitação persistente e alagamentos.
Embora não se trate de um evento extremo, mas sim de um evento típico da estação, as condições meteorológicas esperadas indicam um grau de severidade que requer atenção. A Defesa Civil RS e o Comitê de Avaliação e Prognóstico de Eventos Extremos informam que é importante ficar atento e preparado para possíveis chuvas intensas e condições meteorológicas adversas durante esta terça-feira, 8.
Prognóstico para o resto do outono
Durante o anúncio sobre a ampliação das atividades do comitê, o professor Eder também apresentou um prognóstico climático referente ao restante da estação do outono.
As projeções indicam que o período deverá ser caracterizado por temperaturas acima da média histórica, acompanhadas de níveis de precipitação ligeiramente acima dos padrões climatológicos normais. Essas condições favorecem um cenário típico para a estação: com alternância entre dias ensolarados e períodos de instabilidade, além de temperaturas amenas durante o dia e madrugadas mais frias.
“O comportamento previsto para os próximos meses é compatível com o padrão do outono na região: clima moderado, com frequência de chuvas, mas sem indicações, até o momento, de eventos meteorológicos extremos”, destaca o professor Eder.
Apesar da ausência de sinalização para extremos meteorológicos no curto prazo, o professor ressalta que a atuação de sistemas transientes, como frentes frias e ciclones extratropicais, é comum nesta época do ano no sul do país. Em alguns casos, esses sistemas podem apresentar maior intensidade e resultar em volumes expressivos de precipitação em curto intervalo de tempo, o que pode ocasionar alagamentos e inundações localizadas.
“São situações pontuais que, normalmente, evoluem rapidamente. Uma vez cessada a chuva, o escoamento ocorre de forma relativamente rápida, permitindo o restabelecimento das condições normais em poucas horas”, conclui o professor.