Com o tema "Mudanças Climáticas: Desafios Globais e Ações Locais", a 5ª Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semeia) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) teve início nesta segunda-feira, 2, às 16h, Campus Carreiros. Após o plantio de mudas no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic), a solenidade teve continuidade no Cidec-Sul com a formação da mesa de abertura, que foi composta pelo vice-reitor da FURG Ednei Primel, o vice-prefeito municipal Paulo Renato Mattos Gomes, o secretário de município de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas Antônio Carlos Porciúncula Soller, o superintendente de Gestão Pedagógica da Secretaria de Município de Educação (Smed) Felipe Alonso, o analista ambiental do ICMBio Ronaldo Costa, a diretora executiva da Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande (Faurg) Danúbia Espíndola e o secretário de Gestão Ambiental da FURG Felipe Kessler.
As atividades do primeiro dia culminaram com a palestra por vídeo conferência "Mudanças Climáticas: Negociações Multilaterais, COP 30 e Participação da Sociedade" do professor e pesquisador Rubens Harry Born. A organização do evento é da Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (Siga/FURG) com apoio da Prefeitura Municipal do Rio Grande, da Faurg e do ICMBio. A solenidade de abertura pode acessada através do Youtube.
Para a organização, o Semeia, em sua quinta edição, reforça o compromisso da FURG com a gestão ambiental, alinhada à Política Ambiental e ao Plano de Desenvolvimento Institucional 2024-2028 da universidade, como um espaço de diálogo, inovação e promoção de práticas sustentáveis.
A 5ª Semeia é uma das ações do Junho Sustentável, mês alusivo aos desafios e às atividades desenvolvidas na FURG para o debate e a efetiva construção de ações para minimizar os impactos ambientais e para o incentivo a práticas de sustentabilidade. Ao longo do Junho Sustentável serão realizadas atividades sobre resíduos sólidos e plantio de mudas nos campi da FURG.
A programação da Semeia 2025 é aberta ao público e tem continuidade nesta terça-feira, 3, a partir das 9h, com o Painel da Sustentabilidade, que terá a apresentação de trabalhos acadêmicos e a palestra "Estratégias de conservação da biodiversidade: UCs e PANs", com o analista ambiental do ICMBio, Ronaldo Costa. Na sexta-feira, 6, o destaque é a 3ª Mostra de Ciência e Sustentabilidade, com apresentação de projetos de ensino, pesquisa e extensão da FURG e do ICMBio. Os melhores artigos serão selecionados para publicação nas revistas Vetor e Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental.
Junho Sustentável
Além do Semeia, ao longo da programação do Junho Sustentável serão realizadas, além do plantio de mudas, atividades com servidores e terceirizados sobre resíduos sólidos. Tais atividades serão agendadas ao longo do mês de acordo com a disponibilidade unidades acadêmicas e administrativas e direções dos campi.