SAÚDE COLETIVA

FURG conta com representantes no maior evento da Saúde Coletiva do Brasil

O evento 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (ABRASCÃO) , ocorreu entre os dias 19 e 24 de novembro

O 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (ABRASCÃO) , ocorreu nesta semana, entre os dias 19 e 24 de novembro de 2022,  em Salvador, Bahia.  Esse é o principal evento da Saúde Coletiva no Brasil e neste ano teve como tema: Saúde é democracia: diversidade, equidade e justiça social.

A FURG contou com representantes da Faculdade de Medicina (Famed), Instituto de Educação (IE) e Instituto de Ciências Humanas e da Informação,(ICHI) e outros grupos de pesquisa nessa edição do evento. O grupo de pesquisas GEPOP apresentou 10 trabalhos, majoritariamente sobre o tema covid longa, com dados da Pesquisa de monitoramento de adultos e idosos infectados pela covid em Rio Grande. Trata-se da pesquisa SulCovid. Estiveram presentes a Professora Mirelle Saes, e as discentes de doutorado e mestrado do PPG de Ciências da Saúde, Yohana Vieira e Juliana Rocha. Os resumos apresentados no evento podem ser visualizados na íntegra no instagram do grupo de pesquisas.

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) também teve duas mestrandas que o representaram no congresso, Diênifer Kaus e Roberta Rodrigues Silveira, apresentando trabalhos sobre exposição à violência sexual e negligência contra crianças e adolescentes, respectivamente.

O professor Alan Knuth, além de apresentar  um trabalho sobre desigualdades na prática de atividade física, participou de  uma reunião do GTT Atividade Física e Saúde do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.  Roberta e Alan integram o Grupo de Estudos em Saúde Coletiva dos Ecossistemas Costeiros e Marítimos (GESCEM).

 “além de reafirmar o SUS como o desenho institucional mais apurado produzido em termos de políticas sociais no Brasil, pautou com centralidade o tema do racismo, do acesso aos direitos humanos e também as estratégias para combater a desinformação na saúde. Isso tudo em um clima de reafirmação das instituições chave para a democracia brasileira” afirma Alan sobre o congresso.