ANIVERSÁRIO

FURG completa 51 anos e reafirma compromisso com a comunidade

Universidade se reinventa para buscar respostas à crise imposta pelo novo coronavírus

Uma imagem aérea mostra a entrada do Campus Carreiros da FURG. É possível ver um pórtico de entrada, com um carro passando, gramados verdes, uma via de acesso, e alguns prédios. No canto superior direito da foto há a inserção da marca da universidade, com o texto: FURG - Universidade Federal do Rio Grande. Ao lado esquerdo da marca há um forma gráfica que lembra uma folha, de cor laranja, sobre a qual está escrito, com letra cursiva, 51 anos.

Passado o ano do cinquentenário da FURG, que contou com extensa programação e homenagens, a Universidade Federal do Rio Grande chega a mais um 20 de agosto cumprindo seu compromisso social e, por isso, está ao lado da sua comunidade em mais um momento desafiador e complexo que é a pandemia da Covid-19. As atividades de comemoração aos 51 anos não poderão contar com a presença física da comunidade universitária, mas a FURG e a sociedade na qual está inserida continuam muito próximas.

A reitora Cleuza Dias, ressalta que “não há como realizar atividades presenciais de comemoração dos 51 anos da FURG, mas há muito que celebrar desta universidade pública, gratuita e de qualidade, tão relevante para toda a sociedade. Ela esta aí forte, inclusiva e plural, em seus 51 anos, formando pessoas, produzindo ciência, tecnologia e desenvolvendo a extensão universitária”.

A reflexão também é feita pelo vice-reitor Danilo Giroldo, que destaca a atuação da universidade no enfrentamento à pandemia. “Os 51 anos da FURG ficam marcados pela pandemia da Covid-19, que impactou o mundo todo, o Brasil e nos municípios onde a universidade tem campus, não foi diferente. Mas, também deixa marcada a capacidade de reação e resposta da FURG em relação a essa pandemia, tanto na produção de ações de enfrentamento à Covid-19 por todas as áreas do conhecimento, saúde, tecnológica, humanidades que acabaram se envolvendo no combate ao coronavírus, e isso mostra a capacidade instalada da FURG e sua capacidade de resposta a uma crise bastante aguda”, afirma.

A universidade integra o Comitê Municipal de Prevenção e Cuidado ao Coronavírus (Covid 19) do município do Rio Grande e também o Comitê Científico de apoio ao enfrentamento da pandemia Covid-19 do Governo do Estado. Uma série de ações foi organizada por diferentes unidades e cursos da universidade para combate à pandemia e superação dos desafios que ela traz, como criação de EPIs e equipamentos para prevenir o contágio, serviço de apoio a pequenos negócios, aulas on-line para estudantes que se preparam para o Enem, apoio a docentes do ensino básico, ações culturais, entre outras iniciativas.

Em 14 de setembro, a FURG também retoma as aulas da graduação, de forma remota, depois de um intenso processo de diálogo e construção com a comunidade universitária. “Esse ano ficará marcado também pela habilidade de adaptação da universidade nas ações acadêmicas, seja no ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão, porque a comunidade precisou se adaptar às contingências que a pandemia impôs. E com isso, a FURG precisou encontrar formas de se adaptar para cumprir sua missão social primeira que é a formação de pessoas, a pesquisa e a extensão”, completa o vice-reitor.

Em novembro, a universidade reflete sobre a ciência como compromisso social em seu principal evento de divulgação científica, a Mostra da Produção Universitária. Como parte dos desafios deste novo cenário, pela primeira vez o evento acontece de forma on-line.

A FURG em 51 anos

A FURG foi criada em 1969 pelos anseios da comunidade, de estudantes e de empresários, através da fusão de Faculdades e Escolas de ensino superior do município e região. A Universidade do Rio Grande, gerida pela fundação que deu nome à sigla da instituição, foi federalizada em 1987 e assumiu como vocação institucional o ecossistema costeiro. Para conhecer mais sobre a história da universidade, clique aqui.

“Ao longo da história da FURG, os gestores junto à comunidade universitária, têm reafirmado sua vocação como Universidade voltada para os ecossistemas costeiros e oceânicos, em consonância com as características geográficas da cidade do Rio Grande. E, recentemente, a criação dos novos campi, nos municípios de Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha, reforça esta vocação aproximando-se também do contexto de cada um destes municípios”, lembra a reitora Cleuza.

Hoje a FURG oferece 64 cursos de graduação em seus quatro campi. Além disso, são 13 cursos de doutorado, 35 de mestrado, 24 especializações, além de 14 cursos de residência médica ou multiprofissional. Oferece, ainda, cursos a distância em polos de Educação a Distância, em vários municípios, o que permite que a universidade esteja presente também no interior do Estado e expanda as trocas com a comunidade na produção de conhecimento.

“Esta bonita história só foi possível pelas mãos de muitas pessoas. Por isso, nossa gratidão aos professores e professoras, aos técnicos e técnicas, aos trabalhadores e trabalhadoras terceirizadas, aos estudantes e as estudantes e a toda a comunidade que fizeram e fazem a história da nossa querida FURG”, finaliza a reitora.

Uma produção da Secretaria de Comunicação, do Movimento Coral da FURG e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura celebra, com música, o aniversário da instituição. Confira: