DOCÊNCIA

FURG aprova projeto institucional do Pibid

Em nível nacional, proposta ficou na 26ª posição das 250 aprovadas

A FURG conseguiu aprovação do projeto institucional do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) vinculado ao edital nº23/2022 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Em resultado preliminar o projeto institucional do Pibid FURG ficou classificado em 26ª posição de 250 propostas aprovadas em nível nacional.

O projeto

O projeto Pibid FURG prevê 18 meses de atividades de formação acadêmico-profissional na universidade em parceria com as escolas da educação básica vinculadas aos munícipios de Rio Grande, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha.

As ações do projeto institucional, em seu conjunto, integram 6 subprojetos interdisciplinares e 2 subprojetos de área, com envolvimento de 16 cursos de licenciatura da FURG.

O projeto tem como foco intensificar a articulação entre a universidade e educação básica, com a finalidade de promover uma formação docente inicial sólida e comprometida com a qualificação da escola pública, bem como a formação continuada dos professores em exercício envolvidos na proposta.

Bolsas

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) tornará publico o edital de cadastro reserva para os bolsistas de iniciação à docência, pois há previsão de liberação de cotas de bolsas no mês de setembro, sendo 192 bolsas de Iniciação à docência e 24 bolsas de professores supervisores.

Desde a primeira edição do Pibid, no ano de 2008, a FURG tem aprovação em todos os editais, colaborando na institucionalização dos programas de formação de professores da educação básica.

Pibid FURG 2022

O projeto institucional do Pibid FURG 2022 intitulado, “Experiências Educativas em Rodas de Formação acadêmico-profissional”, reconhece a história e o compromisso da universidade, e visa incentivar a carreira docente, favorecendo processos de formação em rede pela construção da identidade profissional via imersão dos licenciandos na escola. Para tal, almeja mobilizar professores das escolas públicas como coformadores dos futuros docentes, favorecendo o protagonismo das escolas e dos professores na formação inicial para o magistério.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.