MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

FURG aparece em ranking como a 21ª Instituição de Ensino Superior mais sustentável do Brasil

Universidade atingiu 5.860 pontos na avaliação UI Green Metric

Em resultados divulgados recentemente pela avaliação UI Green Metric, a FURG foi classificada como a 21ª Instituição de Ensino Superior mais sustentável do Brasil, e a 526ª do mundo, atingindo 5.860 pontos, considerando o desempenho no ano de 2022.

O ranking de sustentabilidade mundial é realizado pela Universidade da Indonésia com apoio da ONU e se baseia nos eixos de infraestrutura, energia e mudança climática, resíduos, água, transporte e educação.

Desempenho

No eixo de resíduos a FURG atingiu sua maior pontuação com 1.500 pontos dos 1.800 possíveis, enquanto no eixo de energia e mudanças climáticas alcançou menos de um terço da pontuação máxima. O Secretário de Gestão ambiental, Cleber Palma, ficou satisfeito com o resultado e salientou que, sendo a primeira participação da FURG no ranking, a oportunidade é um aprendizado muito importante. “por meio dos resultados obtidos nos diferentes eixos poderemos verificar a nossa situação, e assim priorizar esforços para melhorar nos aspectos que somos mais frágeis”, explicou o professor. 

Neste ano participaram 1.050 Instituições, de 84 países, sendo a primeira colocada no mundo a Universidade de Wageningen, da Holanda. A Instituição marcou 9.300 pontos dos 10.000 possíveis. A Universidade do Estado de São Paulo (USP) figura como a 10ª mais sustentável do mundo e a primeira do Brasil com 9.050 pontos.

Entre as Universidades Federais do Rio Grande do Sul, a UFRGS ficou com a melhor classificação (272º lugar e 7.130 pontos), seguida pela UFSM (470º lugar e 6.170 pontos).

Reflexões institucionais

Para o reitor Danilo Giroldo, é bastante relevante a importância de a FURG ter atingido o objetivo de se cadastrar e participar do ranking. “Essa era uma das principais metas definidas para o ano pelo Comitê Diretor do Sistema de Gestão Ambiental”, completou o gestor.

O reitor destacou, também, que o resultado obtido indica o quanto a universidade está comprometida com a implementação de ações nos diferentes eixos de sustentabilidade desde a aprovação da Política Ambiental pelo Conselho Universitário (Consun) em 2014, e o cadastramento junto a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) em 2018.  

Palma conclui que a FURG prosseguirá em novas iniciativas focadas na sustentabilidade e na Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, visando a consolidação de “Campus Verdes”. Atualmente essa visão está integrada a uma educação de qualidade e comprometida com a melhoria socioambiental da região e do planeta.

A classificação completa do UI Green Metric está disponível no link: https://greenmetric.ui.ac.id/rankings/overall-rankings-2022