PARCERIA

FURG adere à campanha “Não é não!”

Tatuagens temporárias foram entregues pela Delegacia da Mulher e serão distribuídas durante o Março Lilás e Acolhida Cidadã

Photograph: Fernanda Cadaval

Na tarde de quarta-feira, 19, a Pró-reitora de Assuntos Estudantis da FURG Daiane Gautério e a ouvidora da FURG Maria Rozana de Almeida, estiveram presentes na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), onde receberam da Delegada Paula Vieira Garcia e da escrivã de polícia, Magda Teles, as tatuagens temporárias referente à campanha “Não é não!”. As tatuagens serão distribuídas na FURG durante as atividades do Março Lilás e da Acolhida Cidadã Solidária.

Daiane Gautério, que foi na ocasião representando a reitora da FURG Cleuza Maria Sobral Dias, agradeceu a entrega e ressaltou a importância da campanha, “quero agradecer em nome da nossa reitora essa oportunidade, e dizer que o trabalho de vocês será estendido para além do carnaval, pois as tatuagens serão distribuídas na Acolhida Cidadã Solidária, onde a cada ano a FURG recebe cerca de 12 mil estudantes. E essas atividades acontecem nas duas primeiras semanas de aula, e nossa universidade é referência quanto ao trote não violento, então levaremos essas tatuagens para serem entregues as alunas nos locais aonde acontece as atividades de acolhida aos novos estudantes”, contou Daiane.

A ouvidora da FURG Maria Rozana mencionou que a universidade está preparando diversas atividades pelo Março Lilás, ocasião em que também haverá a distribuição das tatuagens. As duas agradeceram a parceira da Deam com a FURG. A delegada Paula Garcia contou que as tatuagens surgiram de uma mobilização da delegacia para que as mesmas viessem para Rio Grande. Assim, outras cidades da região sul também participarão da campanha, como Pelotas e São José do Norte.

Também esteve presente na entrega das tatuagens temporárias a coordenadora da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Maria de Lourdes Lose; do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim), Dianelisa Amaral Peres; a soldado Miranda, da Patrulha Maria da Penha e o Tenente Azevedo da Brigada Militar.

Não é não!

A campanha “Não é não!” surgiu na cidade do Rio de Janeiro, em 2017, após três amigas conversarem sobre a triste realidade, de assédio e violência sexual, vivida pelas mulheres em situações do cotidiano e que se agravam no período do carnaval. Naquele ano foram distribuídas quatro mil tatuagens durante o carnaval do Rio de Janeiro. Em 2018, a campanha ganhou força e foram arrecadados cerca de 20 mil reais que foram revertidos em tatuagens para seis cidades no país. Para o Carnaval de 2020, as integrantes do coletivo, que usa a informação e o empoderamento como instrumentos contra o assédio, conseguiram um financiamento para distribuir gratuitamente a tatuagem temporária com os dizeres “Não é não!”.

 

 

Gallery

Pró-reitora de Assuntos Estudantis e ouvidora da FURG receberam as tatuagens temporárias da delegada Paula Garcia da Deam.

Fernanda Cadaval