EDUCAÇÃO TUTORIAL

Fórum PET 2023 reúne cerca de 130 participantes no CCMar

Evento realizado no sábado, 11, promoveu diálogo e integração entre os grupos

Photograph: Divulgação

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) promoveu no último sábado, 11, o Fórum dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da FURG. O evento ocorreu no Auditório do Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar) e abordou o tema "A Construção das Identidades dos Petianos e Petianas da FURG".

Ao todo, tutores, tutoras, petianos e petianas integrantes de dez grupos PET da universidade participaram da atividade, que reuniu cerca de 130 pessoas durante a manhã e a tarde de sábado no CCMar.

A abertura do evento contou com as falas da pró-reitora de Graduação (Prograd), Sibele Martins, do diretor Pedagógico, Daniel Silveira e do coordenador Pedagógico do Museu Oceanográfico e CCMar, Guy Barcelos.

Na sequência, Talissa Rodrigues, física e doutora em Educação em Ciências e Matemática pela PUC-RS, liderou a oficina de Design Thinking. Essa abordagem permitiu que os grupos pudessem interagir e refletir juntos acerca da construção de suas identidades enquanto petianos/as, assim como pensar sobre a forma pela qual desejam ser vistos pela comunidade universitária enquanto integrantes de grupos PET. O momento foi de integração e diálogo entre os/as integrantes dos grupos das diversas áreas do conhecimento em busca não só de socializarem as experiências, medos e desejos que perpassam suas trajetórias acadêmicas e petianas, mas também de propor soluções coletivas para a visibilidade ampla dos grupos PET na FURG e para a integração e fortalecimento dos grupos.

Ao final da tarde, estudantes e tutores/as apresentaram os resultados de suas reflexões e participaram de uma visita guiada pelo CCMar, conduzida pelo coordenador do espaço, Guy Barcelos. Durante a visita, os participantes puderam conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas no local, que atende jovens estudantes entre 14 e 17 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômico-ambiental na cidade do Rio Grande.

 

 

 

Gallery

Evento realizado no sábado, 11, promoveu diálogo e integração entre os grupos

Fernando Halal/Secom